TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração RH

Artigos Científicos: Administração RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

A Empresa e a estrategia empresarial

Para realização deste trabalho é importante tecermos alguns comentarios relativamente a empresa.

Nas sociedades mais antihas sempre existiram formas organizadas de trabalho, contudo as empresas desenvolveram se de forma lenta até a revolução industrial.

Os historiadores dividem a historia da empresa em 6 fases distintas :

• Fase artesanal

• Fase da industrialização

• Fase de desenvolvimento Industrial

• Fase do Gigantismo Industrial

• Fase Moderna

• Fase de Incerteza Pós -Moderna

Dizer que a empresa é uma unidade economico-social integrada por elementos humanos, materiais e técnicos , que tem por objectivo, obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços, usando assim os factores productivos( trabalho, terra e Capital).

Partindo deste principio consideramos que as empresas precisam de manter ou existir com base numa estrategia. Esta estrategia fara com que a empresa exista neste mundo .

A estrategia empresaria sendo assim sera basicamente o motor que fara com que a empresa seja rentavel dentro de um mercado competitivo.

Grande parte das pequenas e medias empresas tem uma dificuldade muito grande em diferenciar o planeiamento com a estrategia, sendo que a estrategia muitas vezes confunde-se com a estrategia.

Neste trabalho iremos dissertar acerca da empresa , seus conceitos e tambem sobre a estrategia empresarial, conceitos e abordagens neste mundo moderno.

Empresa

Definição

Já é célebre a definição de empresa dada por Asquini, para quem ela compreende quatro perfis. Vejamos três significados jurídicos para o vocábulario técnico, que corresponde aos três primeiros perfis:

1. Perfil subjetivo - A empresa é o empresário, pois empresário é quem exercita a atividade econômica organizada, de forma continuada. Nesse sentido, a empresa pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, pois ela é titular de direitos e obrigações. Quando se diz "arrumei um emprego em uma empresa", temos a palavra empresa empregada com esse significado.

2. Perfil funcional - A empresa é uma atividade, que realiza produção e circulação de bens e serviços, mediante organização de factores de produção (capital, trabalho, terra). Quando se diz "a empresa de estudar será proveitosa", temos a palavra empresa empregada com esse significado. ~

3. Perfil objetivo (patrimonial) - A empresa é um conjunto de bens. A palavra empresa é sinônima da expressão estabelecimento comercial. Os bens estão unidos para uma atividade específica, que é o exercício da atividade econômica. Como exemplo desse significado, podemos dizer "a mercadoria saiu ontem da empresa".

A empresa, portanto, tem todos esses significados.

Há também um quarto perfil, criticado pela doutrina por não corresponder a qualquer significado jurídico, mas apenas por estar de acordo com a ideologia fascista, que controlava o Estado italiano por ocasião da positivação da teoria da empresa:

Perfil corporativo - A empresa é uma instituição, uma organização pessoal, formada pelo empresário e pelos colaboradores (empregados e prestadores de serviços), todos voltados para uma finalidade comum.

Pessoa juridica VS Pessoa fisica

Para falar de empresa é importante distinguir estes dois termos perante a empresa o termo Pessoa Fisica e Pessoa Juridica.

Pessoa juridica

Conforme o Dicionário Michaelis, pessoa jurídica é a entidade abstracta com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito público (União, Unidades Federativas, Autarquias etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associações etc.). Vale dizer ainda que as empresas individuais, para os efeitos do imposto de renda, são equiparadas às pessoas jurídicas.

Pessoa Fisica

Pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso.

Classificação de empresas

Conceber uma empresa, seja ela grande ou pequena , com fins lucrativos ou não, não se torna possivel sem que analisemos uma serie de principios administrativos que irão nortear a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com