TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Recursos Humanos

Casos: Administração Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos o conceito de gestão de pessoas diante das transformações e inovações, relatando a relação dos filmes “Tempos Modernos” e “A moderna gestão de pessoas”. Explicando como será realizado o projeto, suas ações, recursos, o valor e o tempo determinado para elaboração do mesmo. Elaboração de um Plano de Ação, apontando suas estratégias, através das pesquisas realizadas sobre a Empresa Loja de Calçados Cinderela, contendo questionários, missão, visão, formas de recrutamento de seus funcionários, surgimento e localização da Empresas

Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

Gestão de Pessoas é um processo de organização, influenciado pelas mudanças, que são consequências de um mercado de trabalho que cresce e se torna competitivo, através de suas estratégias.

Nas mudanças, os aspectos fundamentais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, sendo parceiros da empresa e juntos serem capazes de alcançar o sucesso.

As mudanças organizacionais podem planejar ações, para que os objetivos sejam compridos e seus projetos tragam os resultados esperados. Para que seus gestores se inovam e aprendam a lidar com as mudanças que o mercado esta exigindo. Usar métodos para proporcionar a familiarização com grandes problemas, para venhamos construir procedimentos técnicos com clareza para adotar um padrão viável para cada organização em questão.

Com todas essas inovações, o profissional de gestão de pessoas passa a ter como objetivo administrar os comportamentos internos, passando agregar, aplicar, recompensar e remunerar. Quanto à descentralização as organizações vêm ganhando espaço dentro das organizações que anteriormente eram limitadas dispersam entre si estratégias, ganhando visão das práticas de RH e passam a ter necessidade de cada vez mais buscar atividades que venham dar funcionalidade nas tarefas burocráticas.

A relação entre os filmes ”TEMPOS MODERNOS” e “A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS”

No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes (ou melhor, capatazes) tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente de um RH era, como diríamos, um capataz mor. Um capitão do mato moderno, que tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. No contexto da época esta tática era a melhor de todas, pois não havia um número significativo de empresas concorrentes.

Comparando as cenas mostradas no filme “Tempos Modernos”, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(ruborizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

OS SEIS PROCESSOS BASICOS DA GESTÃO:

1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).

2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).

3. Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).

4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.

5. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.

6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

Questionário elaborado para a Empresa

1 - A empresa hoje possui a necessidade de contratar mais trabalhadores?

Atualmente não.

2 - A Empresa encontra dificuldades na qualificação de seus trabalhadores?

Não encontramos nenhuma dificuldade, pois os trabalhadores são treinados dentro da própria empresa.

3 - A Empresa incentiva o trabalho em equipe?

Com certeza, a instituição deixa claro até onde vai a autonomia do profissional sendo este coordenador ou assistencial.

4 - Quanto ao salário, é estabelecido algum critério?

Não temos nenhum critério, verificamos se há possibilidades de aumento e efetuamos a proposta ao funcionário.

5 - O que poderia levar á demissão de um funcionário?

A má conduta, incapacidade técnica, atrasos contínuos, desrespeito das regras internas, indicação do gerente da área para o desligamento mediante justificativa.

6 – Quanto á valorização do funcionário, o que é feito para incentiva-los?

Comemoramos o dia das mães, fizemos festa junina, almoços, amigo secreto no Natal, onde os funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com