TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminitração De Recursos Humanos

Artigo: Adminitração De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  2.956 Palavras (12 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 12

POLO DE CAXIAS DO SUL/RS

ATPS 6ª SÉRIE

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Angelita Gobb RA 6789431194

Elenice Tamiozzo RA 3326041639

Eliane da Silva RA 1158387768

Paulo H. R. de Rodrigues RA 3326020305

Mayara Fonseca da Silva RA 7985730510

PROFESSORA: MA. IRMA MACÁRIO

TUTOR DE ENSINO À DISTÂNCIA: VANESSA P. M. FREIRE

CAXIAS DO SUL 20 DE NOVEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 –Gestão de Pessoas 4

2 –“TEMPOS MODERNOS” x “ A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS” 4

3– CemarLegrand 5

4 –Questionário dirigido a gerente de RH Valéria dos Reis 6

5 –Programas de incentivos na CemarLegrand 7

6 – O Plano de Ação na empresa CemarLegrand 9

CRONOGRAMA 13

BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO

Antigamente o departamento de RH tinha uma visão de trabalho onde prevalecia somente a obediência e a execução da tarefa e ao chefe. Com a transformação da área de RH dentro das empresas, as mesmas vêm tendo um papel cada vez mais importante dentro das empresas, voltados à valorização do funcionário, bem como a melhoria no seu ambiente profissional. Neste contexto estaremos realizando o plano de ação sobre a empresa CemarLegrand, com base na sua pesquisa de clima do ano de 2012.

Foram escolhidos quatro fatores considerados insatisfatórios para os colaboradores para a elaboração do mesmo.

O papel do RH se torna fundamental para essa análise, pois em todas as ações as melhorias serão aplicadas para melhorar o ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores junto a empresa.

1 –Gestão de Pessoas

Com as mudanças tecnologias e o grande avanço da globalização cada vez mais as empresas necessitam buscar melhorias no atendimento e na qualidade, tendo como o maior contribuidor o capital humano.

A administração de Recursos Humanos se torna essencial para o gerenciamento de tais funções, como contratação, avaliação,treinamento e a evolução da cultura organizacional da empresa.

A Gestão de Pessoas possui três características básicas para o seu melhor entendimento:

- As pessoas são vistas como seres humanos, que possuem responsabilidades e atitudes;

- As pessoas possuem criatividades e talentos, o que fornecem para a empresa comprometimento;

- As pessoas são parceiros da organização, onde injetam conhecimento e dedicação e em troca recebem retornos, como remunerações e benefícios.

Conforme Gil (2001, p. 17) “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”.

2 –“TEMPOS MODERNOS” x “ A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS”

O filme “Tempos Modernos” nos relata a história de um jovem chamado Carlitos que durante a Crise de 1929 nos mostra como os operários eram tratados. Deixando claro que as condições de trabalho não importavam para as pessoas, somente eram válidas as produções em massa.

Podemos observar neste filme que temos a tentativa do controle total sobre os funcionários, enquanto o patrão ficava em uma sala analisando a produção por meio de telas, o capataz era responsável por explorar a mão de obra, apenas acatando as ordens de ir aumento a velocidade das máquinas para aumentar a produção.

Nessas condições os operários trabalhavam com uma jornada longa de trabalho e em condições de desumanas, tais como: lugares sujos, escuros, máquinas com manuseio perigoso, trabalho repetitivo e sem intervalo para as refeições, transformando assim os operários em máquinas de produção.

O trabalho no filme é escravo e sem grandes recompensas, o trabalhador é visto somente como uma máquina.

A Moderna Gestão de Pessoas,nos mostra um novo valor dado a um funcionário, onde o mesmo acaba por ser uma parceria para empresa. O ser humano não é apenas uma força para gerar lucros, e sim um complemento onde empresa e funcionário saem ganhando.

Na gestão moderna de pessoas, o funcionário passa a ter responsabilidades junto a empresa, onde também é valorizado e incentivado. As mudanças não são impostas e sim trabalhadas para que o funcionário se sinta valorizado agregando cada vez mais essa troca de empresa e funcionário.

3– CemarLegrand

O plano de ação será desenvolvido na empresa CemarLegrand.

Em 25 de agosto de 1980 nasceu a Cemar, através de uma pequena fábrica de caixas para chaves de luz e tomadas. Em 2007 foi incorporada ao grupo francês Legrand, tornando-se a CemarLegrand. Ano após ano, foram lançados novos produtos e incorporadas novas tecnologias, oferecendo ao mercado soluções modernas em materiais de instalação elétrica e de comunicação. Hoje, A CemarLegrand está localizada no Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Gerson Andreis, 1255, no Bairro Distrito Industrial em Caxias do Sul.

A empresa está instalada em uma área de 183 mil m², distribuída em três unidades fabris e um Centro de Distribuição que totalizam aproximadamente 27 mil m² de área construída. São mais de 8.000 itens fabricados pela CemarLegrand e cerca de 400 colaboradores.

VISÃO

Desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com