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Adminitração Pergunta

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Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

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Questão 1 (0,20 pontos) A teoria dos jogos pode ser considerada o ramo da teoria da decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos. Assinale abaixo aquela que não poderia ser considerada uma técnica decisória baseada na teoria dos jogos.

a) A aritmética da prudência

b) A teoria das coincidências

c) O levantamento de dados e informações que permitam se definir o que fazer

d) A teoria da decisão estatística

e) Rotinas desenvolvidas através da aplicação da inteligência artificial

Resposta: A resposta correta é a letra e)

Questão 2 (0,30 pontos) No que consiste a técnica chamada de “aritmética da prudência”?

Resposta: Um modo de reduzirmos o custo médio associado ao processo decisório consiste em criarmos técnicas de tomada de decisão que resolvam mais de um problema de escolha, ou o mesmo problema mais de uma vez. Essas técnicas variam desde o simples fazer o que der na telha, passando pela chamada aritmética da prudência, que é simplesmente pegar um pedaço de papel colocando pontos positivos e pontos negativos, pontos fortes e pontos fracos, e fazer a analise técnica da situação no estudo da Teoria dos Jogos.

Questão 3 (0,20 pontos) Ao se colocar todos os fatores que influenciam uma determinada decisão no papel, podemos dizer que não há incerteza, ou seja, que não há fatores desconhecidos. Em teoria dos jogos, esse seria um jogo:

a) Que representa um caso de assimetria de informação

b) De estratégia mista

c) Sequencial

d) De informação completa

e) Um equilíbrio de Nash

Resposta: A resposta correta é a letra a)

Questão 4 (0,35 pontos) O matemático Bruce Bueno de Mesquita, professor das Universidades de Stanford e Nova York, propõe uma solução para a modelagem de fenômenos aleatórios, a qual pode ser vista em entrevista realizada pelo Jornal da Globo, e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bki4WlM4YQI (acesso em 10 ago, 2013). Baseado nesse vídeo, responda como um fenômeno aleatório deve ser tratado para que tenha validade científica. Dê um exemplo.

Resposta:

Questão 5 (0,30 pontos) Qual é a relação existente entre jogos de informação incompleta e assimetria de informação?

Resposta: Nos jogos de informação incompleta pelo menos um jogador possui uma incerteza em relação ao playoff, desconhece o movimento dos outros jogadores. Já na assimetria de informação o agente é a parte mais informada e o principal é a parte menos informada, Ocorre assimetria de informação quando uma das partes (agentes) numa determinada transação detém uma informação relevante, que a outra parte não possui.

Questão 6 (1,25 pontos) Em um bairro de uma pequena cidade do interior há apenas dois postos de combustível. Embora entre eles haja diferenciais como a eficiência do atendimento e a cordialidade dos frentistas, no final, o preço acaba sendo o fator de decisão do consumidor. Se o caso é o preço, então alguns centavos para cima ou para baixo podem incentivar o cliente a comprar em um ou noutro posto. Portanto, se o posto 1 baixar o preço de R$2,90 para R$2,80, certamente ele tomará alguns clientes do posto 2. No entanto, nós já sabemos que, nesse caso, as decisões não são isoladas, visto tratar-se de um típico jogo sequencial. Sendo assim, no dia seguinte, vem à decisão do posto 2 que decide baixar o preço para o mesmo patamar de preço do 1, ou seja, R$2,80, e nessa situação, ambos os postos retomam a quantidade inicial de clientes. Em outras palavras, ambos voltam ao ponto de partida em termos da quantidade de clientes, mas, dessa vez, com preço e lucro mais baixos.

Na tentativa de evitar essa situação, o dono do posto 2 resolve conversar com o dono do posto 1 e combinar de ambos não baixarem os preços. O combinado sai, mas ambos os donos vão para a cama preocupada se o outro, no dia seguinte, irá realmente cumprir o acordo. Esse é o chamado dilema de confiança, semelhante àquele que estudamos no dilema dos prisioneiros.

Considerando as decisões estratégicas realizadas entre os postos 1 e 2, temos a seguinte matriz de resultados:

Posto 1 Posto 2

Manter preço Reduzir preço

Manter preço $50, $50 $30, $60

Reduzir preço $60, $30 $40, $40

Considerando que o importante, nesse exemplo, não são os valores em si, mas a proporção entre eles faça a interpretação dessa matriz de resultados.

Resposta:

Questão 7 (1,20 pontos) Seguem abaixo dois conjuntos de informação na forma estendida, assinalados pela elipse pontilhada. O jogador A toma uma decisão e passa a vez para o jogador B. Este, por sua vez, deve tomar a sua decisão. As flechas pontilhadas, após a decisão do jogador B, significam que o jogo continua depois de B jogar.

Opção 1

Opção 2

Há alguma diferença entre esses conjuntos de informação? Se há, qual é?

Resposta: Sim, na 1ª opção temos um jogo de informação perfeita, á na 2ª opção temos um jogo de informação imperfeita.

Questão 8 (0,20 pontos) Como é chamado o jogo representado na 2ª opção do exercício anterior?

a) Jogo misto

b) Jogo simultâneo

c) Jogo de informação imperfeita

d) Jogo repetido

e) Jogo com estratégias estritamente dominantes

Resposta: A resposta correta é a letra c)

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