TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Advogado com direito de excluído

Tese: Advogado com direito de excluído. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

DESCASOS

Uma advogada ás voltas com o direito dos excluídos

È difícil saber o que comove mais, se é as injustiças aplicadas pela justiça penal que Alexandra Szafir narra ou se é o esforço comum que ela teve que fazer para conta-las, portadora da doença denominada (ELA) Esclerose Lateral Amiotrófica.

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.

(http://drauziovarella.com.br/letras/e/esclerose-lateral-amiotrofica-ela/)

Alexandra é autora do livro DESCASOS que no meio de suas escritas foi perdendo gradativamente o controle sobre seus membros e funções. Primeiro as pernas, depois as mãos, os braços, as costas e finalmente, a deglutição e a fala, de forma que não podia escrever como aos poucos foi ficando impossibilitada de ditar para sua estagiaria Juliana Furukawa, atualmente uma competente advogada.

A autora não é a sua personagem principal, a obra relata historia do período em que atuava como advogada em vários casos, como alguns deles que nos fazem refletir sobre a vida e todos os ensinamentos que estão à nossa disposição, mas que na correria do dia-a-dia não paramos para avaliar.

Seu olhar de advogada se reveste de uma indignação incontida com os descasos do sistema penal e não hesita em apontar para a inoperância ou indiferença alheia.

É lamentável a narração da autora, em que um Juiz atribui à falta de “casamento no papel” o ingresso do cidadão nas estatísticas criminais, ou perceber que um réu mal procurado no endereço de sua residência, tenha ficado tanto tempo preso ilegalmente, recebendo como justificativa do juiz, de que isso é normal para quem mora em favela.

Há juízes soberbos, promotores insensíveis, advogados omissos, policiais despreparados, de tudo um pouco, narrado nos causos que Alexandra nos conta de forma simples,permitindo aos leigos mergulhar, sem dificuldade, no horizonte penal.

Mas o sucesso de vários de seus recursos mostra, que o sistema também funciona e a busca de justiça jamais se mostra inútil, podemos dizer que a maioria dos excluídos de Alexandra mereceram as sanções que receberam, pelos males que infligiram a outros. É fato que pouco nos acostumamos a ouvir as vozes das vítimas.

O primeiro passo para respeitar a dor de quem sofreu com violações e se sente impotente, e a súplica de quem foi esquecido ou maltratado nos porões do sistema criminal, vítimas de diferentes injustiças, é aprender a ver por olhares alheios, que flagram o que muitas vezes os nossos próprios não são capazes de enxergar.

Sorte de alguns dos desvalidos que Alexandra se dignou a meter o nariz aonde não fora chamada, e de todos os leitores, que puderam conhecer o tamanho da força de vontade desta mulher guerreira que, para defender sua causa, fugiu ela mesma da prisão em que as armadilhas da vida lhe colocaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com