TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21 Pessoal

Monografias: Agenda 21 Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. Trata-se de um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21. A partir disso, foi desenvolvido neste trabalho uma agenda 21 pessoal, onde foram desenvolvidas ações que podem gerar mudanças no meu meio de convívio (casa, trabalho, vizinhança, etc.) tendo como objetivo a conscientização, orientação e preservação em relação ao meio ambiente, para que possamos ter uma qualidade de vida melhor.

Desenvolvimento

Abaixo estão descritas 10 ações da minha agenda 21, algumas que já sou comprometido e outras que posso estar melhorando e modificando:

1. Economizar energia eletrica, não deixando lâmpadas ligadas em cômodos que não tem ninguém, tomar banhos rápidos, tirar os aparelhos elétricos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.

2. Fazer a separação do lixo para que possa ser reciclado pela coleta seletiva.

3. Economizar água através de banhos mais rápidos, desligar a torneira ao escovar os dentes e lavar louça, reaproveitar a água da máquina de lavar para limpeza de calçadas.

4. Optar por transportes alternativos. Utilizar o transporte coletivo ou praticar a carona solidária para ir ao trabalho e/ou faculdade, andar mais de bicicleta.

5. Não descartar óleo de cozinha na natureza e rede de esgotos, colocá-los em recipientes para serem usados na fabricação de sabão.

6. Aproveitar melhor os recursos naturais, como, por exemplo, a água da chuva, fazendo um reservatório para que a água possa ser utilizada nas tarefas da casa.

7. Me informar sobre o descarte de resíduos sólidos tais como pilhas, baterias e afins na minha cidade.

8. Procurar sempre reaproveitar sacolas de supermercados, comprar produtos com embalagens menos poluente ou recicladas.

9. Deixar de usar combustível fóssil, procurar comprar um veiculo onde possar ser usado o etanol, que é um combustivel menos poluente.

10. Expandir tais práticas sustentáveis para pessoas do meu meio de convívio afim de conscientizá-los sobre a importância da preservação dos recursos naturais e importância de uma vida sustentável.

Considerações finais:

Ao elaborar a minha Agenda 21, percebi que temos que começar a mudança do planeta através do nosso próprio meio ambiente, ou seja, nossa casa. Através dessa reflexão e da mudanças na forma de pensar, veremos que pequenas atitudes no dia-a-dia podem colaborar e muito com a preservação planeta, sem ter que deixar o conforto e o bem estar de lado, visto que este é um resceio das pessoas.

Embora não tenhamos recursos suficientes para o nosso ímpeto transformador, vejo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com