TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGENDA 21 PESSOAL

Trabalho Escolar: AGENDA 21 PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo suscitar uma reflexão sobre atitudes sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia. Para isto fora elaborada uma pauta com dez ações que expressassem uma Agenda 21 pessoal, norteada pela questão “que ações podem ser tomadas individualmente que podem colaborar para a elaboração de nossa própria Agenda 21?”. Após refletir, dissertou-se sobre as conclusões chegadas e apontou-se ações ambientalmente adequadas que foram ou podem ser incorporadas.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo conceitos aprendidos nesta disciplina, uma sociedade sustentável “é aquela que não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – dos quais depende (GONÇALVES & HOEFFEL, 2014)”, assim como desenvolvimento sustentável “é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades (ONU, 1987 apud GONÇALVES & HOEFFEL, 2014)”.

Partindo deste princípio, concomitantemente com reflexões previamente realizadas, é possível afirmar que, para nos tornamos uma sociedade sustentável, é precisor modificar a mentalidade dos cidadãos, de modo que estes desenvolvam um pensamento mais holístico, ou seja, compreender o todo e sua interrelação. Trata-se da necessidade evidente de transformação que parte de dentro para fora. A partir do momento em que se preocupa em não apenas satisfazer nossas necessidades pessoais, mas também em satisfazê-las sem interferir de modo prejudicial no meio ambiente, cria-se um sentimento de cooperação e respeito ao outro que se traduzem em pequenas atitudes que podem tornar o mundo um lugar melhor.

Entre as ações listadas em minha Agenda 21 encontram-se: economizar água e energia elétrica; separar o lixo reciclável do lixo orgânico; reutilizar embalagens de produtos; reduzir o desperdício de alimentos e produtos de um modo geral; consumir menos; utilizar a bicicleta em vez do carro quando possível; utilizar sacolas ecológicas quando fizer compras no mercado; dar preferência ao etanol quando utilizar o carro; consumir menos carne e consumir mais produtos orgânicos, de preferência produzidos em regiões próximas.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o desenvolvimento do relatório, partindo dos conceitos aprendidos em aula e das reflexões propostas, fora analisado como nossas ações interferem de forma positiva ou negativa no meio em que vivemos. Somos seres evoluídos geneticamente falando, porém, nenhum outro ser vivo tem tamanho poder de destruição como o Homo sapiens. Somos responsáveis por nosso desenvolvimento e, ao passo que andamos, também seremos responsáveis por nossa destruição. Somente com uma nova mentalidade, com o desenvolver de um jeito mais harmonioso de convívio com demais seres do planeta será possível à manutenção da vida.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Seção Responsabilidade Socioambiental. Agenda 21 Local. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B1lfOtr2UH-ESUxmX3psSFBKT1E/edit>. Acesso em: 24 set. 2014.

GONÇALVES, N; HOEFFEL, J. Responsabilidade Social e Meio Ambiente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com