TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21 Pessoal

Monografias: Agenda 21 Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução: O uso sustentável dos recursos que compõem o capital natural do planeta é um dever da sociedade como um todo: governo, empresas e população. Algumas atitudes podem ser tomadas de forma pessoal e disseminadas para outras pessoas. Essas atitudes contribuirão para uma melhor qualidade de vida e preservação do meio em que se vive. Cada indivíduo tem o seu impacto individual na natureza por meio das atitudes que adotam no seu dia a dia. Dessa forma, cada mudança positiva ocorrida no comportamento de cada um, reduz os impactos negativos no meio ambiente.

2. Desenvolvimento: A adoção das medidas a seguir, é capaz de reduzir o impacto negativo de cada individuo em seu meio ambiente trazendo assim muitos benefícios como preservação do meio ambiente e qualidade de vida:

i. Economia de água: reaproveitar água das chuvas e a água despejada pelas máquinas de lavar, para usar na lavagem de banheiros, carros, quintais e descargas em banheiros. Ensaboar a louça toda e só depois enxaguá-las de uma única vez; manter a torneira desligada enquanto escova os dentes.

ii. Economizar energia elétrica: substituir as lâmpadas amarelas por brancas; apagar as luzes quando for permanecer mais que 15 minutos fora do ambiente; passar a roupa de uma só vez; reduzir o tempo no banho.

iii. Separar o lixo: fazer coleta seletiva do lixo separando plásticos, papéis e vidros para que os catadores de recicláveis possam fazer o aproveitamento desse lixo.

iv. Contribuir com a limpeza urbana: não jogar lixo na rua. O acúmulo de lixo entope bueiros e causa enchentes.

v. Usar sacolas retornáveis: evitar o uso de sacolas plásticas, pois as mesmas demoram anos pra se decompor. Alguns plásticos permanecem intactos depois de despejado na natureza por até 200 anos.

vi. Evitar queimadas: as queimadas poluem o ar, pois os materiais queimados possuem substâncias tóxicas.

vii. Utilizar o transporte público: evitar o uso de carros, pois assim reduz a emissão de gases. Usar transporte coletivo ajuda a diminuir a emissão de gases na atmosfera porque um único veículo transporta muitas pessoas por dia e cada uma significa uma carro a menos nas ruas..

viii. Inserir plantas na decoração: o uso de plantas na decoração do lar melhora a qualidade do ar.

ix. Plantar árvores ou horta: o plantio de árvores ajuda na qualidade do ar, além de enfeitar e produzir sombra nos dias quentes. O plantio de horta, ajuda na alimentação saudável e é uma ótima terapia.

x. Compostagem: a compostagem caseira é feita com papel, restos de comida, estrume e folhas. Esses itens juntos passam por um processo orgânico onde as bactérias os transformam em adubo que será utilizado no solo. O adubo aumenta a retenção de água pelo solo, gera fungicidas naturais e dá um destino a até 50% do lixo caseiro.

3. Considerações: com o avanço da tecnologia, as novidades lançadas no mercado dia após dia e o crescimento da população, a demanda por produtos e serviços tem crescido em ritmo acelerado. Cada vez mais se utiliza os recursos da natureza para dar conta de atender a essa demanda. Esses recursos não têm tempo de se renovarem e acompanhar o ritmo da população. Dessa forma, é preciso que algo seja feito enquanto ainda há tempo para que possamos garantir recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com