TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda21 Pessoal

Dissertações: Agenda21 Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Pretendo implantar agenda 21 pessoal para inicialmente mudar meu comportamento com relação ao meio ambiente e depois conscientizar familiares vizinhança e amigos e assim por diante para que as gerações futuras possam ter a mesma qualidade de vida que tenho hoje

.

Desenvolvimento:

Agenda 21 Pessoal:

1) Utilizar veículo próprio a combustão somente em caso de necessidade, utilizando mais o transporte coletivo e a bicicleta e outros meios, contribuindo assim para a redução da emissão de gases-estufa e da utilização de recursos fósseis.

2) Utilizar menos produtos descartáveis, como por exemplo, copos e pratos, comprando refrigerantes com garrafas retornáveis de forma a reduzir a produção de lixo e o consumo de recursos naturais.

3) Utilizar sempre que possível os dois lados da folha de papel para a impressão, reduzindo assim pela metade o seu consumo e a necessidade do plantio de árvores não nativas (pinheiros e eucaliptos por exemplo), que muitas vezes ocupam áreas de mata nativa.

4) Otimizar o uso de água, evitando-se a lavagem de veículos e de calçadas, bem como utilizar a água de reuso, como a liberada pela máquina de lavar roupas e a que é captada pela chuva.

5) Separar os materiais recicláveis do lixo orgânico e fazer a sua correta destinação, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário municipal.

6) Nas reformas da residência, reutilizar materiais como telhas, madeiramentos e esquadrilhas e destinar corretamente os entulhos, certificando-se do destino deles.

7) Destinar adequadamente lâmpadas fluorescentes, baterias, pneus e outros resíduos nocivos ao meio ambiente.

8) Economizar energia elétrica adquirindo eletrodomésticos mais econômicos, reduzindo o tempo de banho, acumulando mais roupas para lavar e passar, desligando as lâmpadas quando não utilizadas e desligar a chave geral da casa quando viajar.

9) Acompanhar e fiscalizar as empresas de abastecimento de água e de coleta de esgoto da minha cidade, quanto ao tratamento e destino do esgoto e vazamentos de água potável que ocorrem com frequência nas ruas da cidade, denunciando e divulgando essas ocorrências através dos meios de comunicação, incluindo a internet.

10) Assumir o compromisso de por em prática estas propostas no dia a dia, avaliando regularmente as minhas ações e conscientizando as pessoas próximas de forma a replicar as boas práticas.

Para avaliar os resultados obtidos segundo os objetivos propostos serão utilizados alguns indicadores, como por exemplo: a redução nos gastos com água, energia elétrica e combustível automotivo e a frequência na destinação de materiais nos eco-pontos da cidade.

Considerações finais:

Acredito que é possível mudar nossos hábitos e podemos também influenciar outras pessoas a fazer o mesmo, e isso ocorre principalmente através do exemplo e não apenas por palavras. Desta, forma poderemos ter um mundo melhor, isto é, um mundo com sustentabilidade que considera que os recursos naturais são finitos e que é nosso dever garantir que as futuras gerações não arquem com as consequências de nossas ações.

Ao implantar a Agenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com