TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento Agregado

Resenha: Investimento Agregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  2.106 Visualizações

Página 1 de 2

- Investimento Agregado – Investimento é o acréscimo ao estoque de capital que leva ao crescimento de capacidade produtiva (construções, instalações, máquinas, etc.) O investimento é a principal variável para explicar o crescimento da renda nacional de um País. Porém, apresenta uma grande instabilidade, pois seu comportamento é de difícil previsão, por depender de fatores não apenas econômicos, mas das expectativas quanto ao futuro. Em linhas gerais, podemos dizer que o investimento agregado é determinado por dois fatores básicos: a taxa de rentabilidade esperada e a taxa de juros de mercado.

- Política fiscal, inflação e desemprego: O modelo macroeconômico básico preocupa-se mais com a questão do desemprego de recursos, quando a economia está operando abaixo de seu potencial, ou pleno emprego. Essa situação é a insuficiência da demanda agregada em relação à produção de pleno emprego, e para sairmos dessa situação podem ser utilizados os seguintes instrumentos de policia fiscal:

a) aumento dos gastos público,

b) diminuição da carga tributária, estimulando as despesas de consumo e de investimento,

c) subsídios e estímulos às exportações, que elevam a demanda do setor externo por nossa produção,

d) tarifas e barreiras às importações, que elevam a demanda do setor externo,

e) O Governo também pode aumentar a demanda agregada e manter o orçamento público equilibrado.

- Economia com inflação – O hiato inflacionário ocorre quando a demanda agregada de bens e serviços supera a capacidade produtiva da economia. Isso quer dizer: a procura agregada está muito aquecida, e a oferta de bens e serviços não tem condições de acompanhá-la, o que leva a elevação dos preços. Neste caso, os instrumentos de política fiscal seriam:

a) diminuição dos gastos públicos,

b) elevação da carga tributária sobre bens de consumo, desestimulando os gastos em consumo,

c) elevação das importações, pela redução das tarifas e barreiras, o que aumentaria o grau de abertura da economia para produtos estrangeiros, aumentado a competitividade, o que inibiria elevações de preços internos.

- O aumento da carga tributária deve sempre preservar, na medida do possível, os investimentos e as exportações, mesmo numa conjuntura inflacionária, sob o risco de comprometer a produção futura e de perder mercados já conquistados. No próximo e último capitulo, deste estudo da AV3, discutiremos como os instrumentos de política monetária podem ser utilizados para debelar* (vencer, dominar*) a inflação e o desemprego.

Questões para Revisão do Capítulo 10

1- O que diferencia fundamentalmente a abordagem dada na Contabilidade social e aquela dada na Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com