TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados

Artigos Científicos: Agregados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  1.996 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Na indústria da construção civil brasileira, o material mais utilizado é o concreto. Os agregados (material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais) têm sido usualmente tratados como materiais de enchimento inerte no concreto, porque, não entram nas reações químicas complexas com a água. Pelo concreto usar em sua composição recursos naturais, como, areia e brita, pesquisas têm sido feitas com o objetivo de minimizar a retirada destes recursos da natureza. O setor da construção civil é responsável por 15 a 50% do consumo dos recursos naturais, além disso, a habitação consome muita energia em todo o seu ciclo-de- vida, por esse motivo existe uma grande necessidade de promover o tratamento de resíduos sólidos, agregando valor aos mesmos, para que eles sejam transformados em matérias primas na produção de concreto, também para manter o concreto armado em concorrência com novas tecnologias.

Os agregados têm influência sobre as propriedades dos concretos tanto no estado fresco como no estado endurecido (estado fresco: porosidade ou a massa específica, composição granulométrica, permeabilidade, forma e textura superficial dos agregados; estado endurecido: resistência à compressão, dureza, módulo de elasticidade) Redução da retração e a melhoria da resistência ao desgaste são alguns dos benefícios proporcionados pelos mesmos. Podemos citar a areia (ou o pó de pedra) e a brita (ou a pedra britada) como os agregados convencionais mais comuns, mas, a exploração contínua das jazidas desses materiais acarreta em problemas ambientais cada vez mais recorrentes e faz com que seja necessária uma busca por materiais alternativos.

Introdução

Esse trabalho tem como intuito apresentar alguns tipos de materiais que podem ser utilizados como alternativa aos agregados convencionais, suas vantagens e desvantagens, viabilidade, extração, exemplos e impacto à natureza.

Exemplos de Agregados Alternativos

I.

• Material - Resíduos de Raspas de Pneus.

• Extração - quando são descartados após sua utilização em automóveis.

• Vantagens - Aumento da ductilidade, aumento da tenacidade, maior resistência a impactos, maior resistência a fissuração, melhor isolamento térmico e acústico, mais leve e flexível e maior durabilidade em ambientes agressivos.

• Desvantagens: - Diminuição das propriedades mecânicas de resistência à compressão, resistência à tração, resistência a flexão e modulo de elasticidade e queda na trabalhabilidade.

• Exemplos - Utilização em paredes e coberturas devido ao isolamento térmico e acústico, envelopamento de dutos em valas, confecção de passeio público e revestimentos onde pode usar concreto de baixa resistência estrutural e barragens devido a maior capacidade de deformação do concreto evitar o aparecimento de fissuras.

• Viabilidade - Uso de fibras de borracha na incorporação do concreto pode apresentar algumas vantagens como o aproveitamento de um resíduo que causa problemas de saúde pública e degradação ambiental, otimizando a vida útil dos aterros sanitários, além disso, o consumo das fontes naturais de agregados seria diminuído, haveria redução da emissão atmosférica de poluentes e minimização da sobrecarga em edificações. 


• Impacto à natureza - São muitos os problemas ambientais gerados pela destinação inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto, sujeito a chuvas, os pneus acumulam água, servindo como local para a proliferação de insetos transmissores de doenças. Se encaminhados para aterros de lixo convencionais, provocam "ocos" na massa de resíduos, causando a instabilidade do aterro. Se destinados em unidades de incineração, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases tóxicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro. Portanto a reutilização do mesmo como agregado na contrução civil e extremamente benéfico a natureza.

II.

• Material - Poliestireno Expandido (Isopor).

• Extração - é um produto sintético proveniente do petróleo e sua coleta é feita em parceria com recicladores independentes de cooperativas de reciclagem e tem se transformado em uma atividade lucrativa, além de proteger o meio ambiente a garantir a sustentabilidade.

• Vantagens - É um produto inerte e inofensivo ao meio ambiente, possui baixo custo, elevada capacidade de isolamento térmico e acústico, reciclável, fácil manuseio e leve.

• Desvantagens - A composição celular do EPS é afetada pelos solventes, sendo este procedimento rápido com temperaturas elevadas.

• Exemplos - Concreto leve em elementos arquitetônicos e de paisagismo, fabricação de blocos, envelopamento de tubulações e regularização de lajes.

• Viabilidade - Ficou evidenciada a sua viabilidade para esta atividade, devido as suas propriedades, versatilidade, praticidade e consequentemente baixo custo.

• Impacto à natureza - O reaproveitamento do poliestireno expandido como material de construção contribui com a redução dos problemas ambientais causados por este material, que pode ser facilmente encontrado em aterros sanitários e lixões a céu aberto.

III.

• Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com