TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados

Relatório de pesquisa: Agregados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

1. Agregados

Agregados é a denominação dada aos materiais acrescentados ao cimento e água para obtenção de argamassas e concretos. Apresentam-se em forma de grãos, tais como areias e britas. Propiciam uma menor retração das pastas formadas por cimento e água e aumentam a resistência.

1.1 Classificação:

Podem ser classificados quanto:

• Origem

• Dimensões das partículas

• Massa unitária

1.1.1 Origem

Naturais: são encontrados na natureza sob forma definitiva de utilização: areias de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos,...

Artificiais: são obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada...

Industrializados: aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada...

1.1.2 Dimensão das partículas

A Norma Brasileira define da seguinte maneira:

Agregado miúdo: Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.

Agregado graúdo: o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.

1.1.3 Massa especifica

Podem ser classificados em leves, médios e pesados.

Leves M.E. < 1000 kg/m³

Médios 1000 ≤ M.E. ≤ 2000 kg/m³

Pesados M.E. > 2000 kg/m³

1.2 Características das rochas de origem:

O agregado deve ser um elemento inerte, ou seja: não deve conter constituintes que reajam com o cimento ‘fresco’ ou endurecido; não deve sofrer variações de volume com a umidade; não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.

A resistência a compressão varia conforme o esforço se exerça – paralela ou perpendicularmente – a pedra. Esses materiais não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois tem resistência muito superior às máximas dos concretos.

A resistência à abrasão mede a capacidade que tem o agregado de não se alterar quando manuseado. Em algumas aplicações do concreto, a resistência à abrasão é característica muito importante, como por exemplo, em pistas de aeroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodoviárias, pois o concreto sofre grande atrição.

O agregado deve apresentar uma boa resistência ao ataque de elementos agressivos (durabilidade).

1.3 Agregados Naturais

Areia natural: considerada como material de construção, areia é o agregado miúdo.

A areia pode originar-se de rios, de cavas ou de praias e dunas. As areias das praias não são usadas, em geral, para o preparo de concreto por causa de sua grande finura e teor de cloreto de sódio. O mesmo ocorre com as areias de dunas próximas do litoral.

Utilizações da areia natural:

• Preparo de argamassas;

• Concreto betuminoso – juntamente com fíler, a areia entra na dosagem dos inertes do concreto betuminoso e tem a importante propriedade de impedir o amolecimento do concreto betuminoso dos pavimentos de ruas nos dias de intenso calor;

• Concreto de cimento (constitui o agregado miúdo dos concretos);

• Pavimentos rodoviários: constitui o material de correção do solo;

• Filtros – devido a sua grande permeabilidade, a areia é utilizada para a construção de filtros, destinados a interceptar o fluxo de água de infiltração em barragens de terra e em muros de arrimo.

Seixo rolado ou cascalho: também denominado pedregulho, é um sedimento fluvial de rocha ígnea, inconsolidado, formado de grãos de diâmetro em geral superior a 5 mm, podendo os grãos maiores alcançar diâmetros até superiores a cerca de 100 mm. O cascalho também pode ser de origem litorânea marítima.

• O concreto executado com pedregulho é menos resistente ao desgaste e à tração do que aquele fabricado com brita, na proporção 1 para mais ou menos 1,20.

• O pedregulho deve ser limpo, quer dizer, lavado antes de ser fornecido. Deve ser de granulação diversa, já que o ideal é que os miúdos ocupem os vãos entre os graúdos.

1.4 Agregados Artificiais

Definições:

• Pedra britada: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorrem em jazidas, pelo processo industrial da fragmentação controlada da rocha maciça. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias.

Pedra Britada NBR 7211/ NBR 7225 Comercial

Tamanho nominal

Malha da peneira (mm)

Número Mínima Máxima Mínima Máxima

Brita 0 4,8 9,5

Brita 1 4,8 12,5 9,5 19,0

Brita 2 12,5 25,0 19,0 38,0

Brita 3 25,0 50,0 38,0 50,0

Brita 4 50,0 76,0 50,0 76,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com