TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados

Trabalho Escolar: Agregados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

Agregados para construção civil são as denominações de rochas britadas, rochas aplicadas “in natura” e areias além de substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias, produtos industriais e outros. Os recursos em agregados são, em geral, abundantes no Brasil, porém há algumas regiões com escassez significativa. Os grandes centros consumidores encontram-se em regiões geologicamente favoráveis à existência de reservas de boa qualidade. A participação dos tipos de rochas utilizadas na produção de pedra britada é a seguinte: granito e gnaisse – 85%; calcário e dolomito – 10%; basalto e diabásio – 5%. Algumas regiões, entretanto, têm recursos insuficientes em rochas adequadas para a produção de brita. Entre elas, podemos citar as cidades situadas na Bacia do Paraná, onde não raramente a pedra britada tem de ser transportada por distâncias superiores a 100 km e nas regiões litorâneas, principalmente aquelas próximas aos grandes centros urbanos que se estendem de São Luiz (MA) a Florianópolis (SC) cujas dificuldades se concentram na disponibilidade de rochas devido às restrições ambientais, tais como, a limitação imposta pela cota 100m acima do nível do mar, a preservação da Mata Atlântica e outras. O número de empresas que produzem pedra britada é da ordem de 660, na maioria de controle familiar, e são responsáveis por cerca de 20mil empregos diretos e 100mil indiretos. Do total das pedreiras, 60% produzem menos que 200mil t/ano por unidade; 30% produzem entre 200mil t/ano e 500mil t/ano e 10% produzem mais que 500mil t/ano.

Os principais locais de produção de areia são várzeas e leitos de rios, depósitos lacustres, mantos de decomposição de rochas, arenitos e pegmatitos decompostos. No Brasil, 70% da areia é produzida em leito de rios e 30% nas várzeas. No Estado de São Paulo a relação é diferente, sendo 45% proveniente de várzeas, 35% de leitos de rios e o restante de outras fontes. Cerca de 2.500 unidades extratoras, na grande maioria pequenas empresas familiares, dedicam-se à produção de areia, , gerando cerca de 50 mil empregos diretos e 150 mil indiretos. 60% das unidades extratoras produzem menos de 10mil t/mês; 35% entre 10mil e 25mil t/mês e 5% mais que 25mil t/mês.

Areia e pedra britada caracterizam-se por grandes volumes produzidos relativamente ao consumo de outros insumos para as aplicações a que se destinam. No concreto, por exemplo, os agregados respondem por 80% do volume total. O transporte responde por cerca de 2/3 e 1/3 do preço final dos produtos, respectivamente, o que impõe a necessidade de produzi-los o mais próximo possível do mercado, que são os aglomerados urbanos. O maior problema para o aproveitamento das reservas existentes é a urbanização crescente que esteriliza importantes depósitos ou restringe a extração. A ocupação do entorno de pedreiras por habitações e restrições ambientais à utilização de várzeas e leitos de rios para extração de areia criam sérios problemas para as lavras em operação. Em consequência, novas áreas de extração estão cada vez mais distantes dos locais de consumo, encarecendo o preço final dos produtos. A Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, “importa“ grande parte da areia consumida, sendo boa parte de locais que ficam a mais de 100 km.

Em algumas regiões vem sendo ofertado material substitutivo com aplicações restritas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com