TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados (graúdos E Miúdos)

Artigo: Agregados (graúdos E Miúdos). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  30.651 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma ou volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para o uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escória de aciaria, produtos indústrias, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.

Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza,(areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escória de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.

NBR 7211

A norma NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultantes das britagem de rochas.

Agregados Miúdo

Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante de britagem de rochas estáveis, ou a misturas de ambas, cujos os grãos passam pela peneira ABNT 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.

Agregados Graúdo

Define ainda como agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm.

Processo

• Pedra britada: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorrem em jazidas, pelo processo industrial da cominação (fragmentação) controlada da rocha maciça. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias.

• Areia de brita ou areia artificial: agregado obtido dos finos resultantes da produção da brita, dos quais se retira a fração inferior a 0,15 mm. Sua graduação é 0,15 /4,8mm.

• Fíler: agregado de graduação 0,005/0,075mm. Seus grãos são da mesma ordem de grandeza dos grãos de cimento e passam na peneira 200 (0,075 mm). É chamado de pó de pedra. O fíler é utilizado nos seguintes serviços: (na preparação de concretos, para preencher vazios, na adição a cimentos, na preparação da argamassa betuminosa, como espessante de asfaltos fluidos).

• Bica-corrida: material britado no estado em que se encontra à saída do britador. Pode ser classificada em primária ou secundária. Será primária quando deixar o britador primário, com graduação aproximada de 0/300mm, dependendo da regulagem e tipo de britador. Será secundária quando deixar o britador secundário, com graduação aproximada de 0/76mm.

• Rachão: agregado constituído do material que passa no britador primário e é retido na peneira de 76 mm. É a fração acima de 76 mm da bica corrida primária. A NBR 9935 define rachão como “pedra de mão”, de dimensões entre 76 e 250 mm.

• Restolho: material granular, de grãos em geral friáveis (que se partem com facilidade). Pode conter uma parcela de solo.

• Blocos: fragmentos de rocha de dimensões acima do metro, que, depois de devidamente reduzidos em tamanho, vão abastecer o britador primário.

Aplicação

A NBR 7211, que padroniza a pedra britada nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com