TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura 2

Monografias: Agricultura 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As práticas desenvolvidas da disciplina de agricultura II aconteceram no setor da mesma, onde fizemos um trabalho que nos trouxe mais clareza sobre o que aprendemos em sala de aula.

Neste local, podemos por em prática todos os nossos conhecimentos ou boa parte deles, observamos também, que podemos melhorar muito ainda quanto ao nosso aprendizado, não por falta de conteúdo, mais se pode dizer, quanto à falta de atenção em alguns pequenos detalhes.

Durante o período de trabalho no setor, semeamos e plantamos as culturas das quais vínhamos estudando, como a adubação verde, a cebola, o milho, o arroz sequeiro, o feijão e a mandioca.

Após termos plantado e semeado essas culturas, nós alunos, podemos acompanhar todo o seu desenvolvimento, observando as dificuldades, o que se deve aplicar as doenças e pragas que vinham acontecendo, enfim, todo o processo de crescimento da cultura.

Com isso, podemos dizer que estamos nos preparando cada vez mais, para sairmos daqui bons técnicos, com conhecimento e sabendo a realidade do nosso publico alvo, os produtores.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 PRÁTICAS DESENVOLVIDAS

1.1.1 No dia 19 de abril de 2011

Neste dia, se dirigimos até os canteiros do setor de Agricultura II, onde foi feita a semeadura da adubação verde. Foram implantadas: Ervilhaca, aveia preta, azevém e nabo forrageiro.

O canteiro foi dividido em 5 parcelas, onde cada qual tem 7m x 1,40m, com exceção na ultima parcela que tem 4m x 1,40m.

Foram implantadas, respectivamente:

 Ervilhaca – 45g / parcela;

 Aveia preta – 70g / parcela;

 Azevém – 13,5g / parcela;

 Nabo forrageiro – 13,5g/ parcela;

 MIX: 50% de ervilhaca e 50% de aveia preta.

A adubação verde consiste na utilização de plantas de rotação ou consórcio com as culturas de interesse econômico. Estas plantas podem ser incorporadas ao solo ou roçadas e mantidas na superfície, proporcionando uma melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo.

Pode-se dizer então, que a adubação verde proporciona a proteção do solo e atua como matéria orgânica, favorecendo com que a planta consiga suprir os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Também pode ser citado que, após ela completar seu ciclo ela serve como cobertura morta, com o objetivo de reduzir o número de plantas daninhas; a incidência de sol diretamente no solo; e, também, ocorre à reciclagem de nutrientes, onde a cultura posterior a adubação verde aproveita os nutrientes ainda existentes no solo deixados pela adubação.

1.1.2 No dia 03 de maio de 2011

Neste dia, nos dirigimos até o setor de agricultura I, onde fizemos a semeadura da cebola (Allium cepa). No local, foram semeadas as cultivares: crioula e bola precoce.

A semeadura foi a lanço e após ser feita, foi recoberta com uma camada fina de serragem, em seguida foi feita a irrigação, utilizando regadores e em média 4 regadores por canteiros, até a maravalha ficar úmida.

1.1.3 No dia 26 julho de 2011

Neste dia, fomos ao setor de Agricultura II onde realizamos o transplante da cebola.

Primeiramente foi feita a incorporação do nabo forrageiro e então feito os sulcos para o transplante.

Foi utilizado o espaçamento entre linhas de 0,35m e contendo 27 plantas por linha, totalizando 108 plantas em toda a parcela.

Após o término do transplante, foi feita a aplicação da uréia.

1.1.4 No dia 27 de setembro de 2011

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com