TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agropecuaria De Piauí

Casos: Agropecuaria De Piauí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

A agropecuária também era uma das principais atividades econômicas do Piauí no início do século XX, tendo evoluído e se transformado até os dias de hoje. A criação de gado bovino foi fundamental para a colonização do território piauiense nos séculos XVII e XVIII, a ponto de o vaqueiro, com sua típica indumentária de couro, ter se tornado um dos símbolos do Estado; melhoras na matriz genética e maior cobertura vacinal deram novo impulso à pecuária piauiense. O gado caprino se adaptou muito bem à região, e o Piauí tem hoje o terceiro maior rebanho do Brasil. Além disso, tem grande importância a apicultura, sendo o Piauí o maior produtor brasileiro de mel, em grande parte exportado para outros países; as características da flora local permitem a produção de um produto de grande qualidade e variedade, no qual muito se investe em pesquisa, como a criação do Centro de Tecnologia Apícola, em Picos .A agricultura, que tinha o algodão como lavoura mais importante, viu a soja dos cerrados do extremo sul do Estado – que é hoje um dos principais itens de exportação do Piauí – tomar o papel de principal cultura, com técnicas mecanizadas de irrigação, plantio e colheita. A fruticultura, também com finalidade de exportação, tem importância crescente nos últimos anos, destacando-se o plantio de Caju, fruta da qual o Piauí é o segundo maior produtor do País. Embora fazendas sejam encontradas nos arredores de Teresina, a maior participação da cidade na cadeia produtiva se dá através de indústrias de beneficiamento e transformação em sua região metropolitana e como centro de negócios.

Agricultura:

A agricultura constitui a atividade econômica mais importante do Piauí. Nossa agricultura é chamada pequena lavoura, porque o preparo da terra, de um modo geral, anda é praticado por enxadas, facões e foices. No entanto, em muitos lugares já se utilizam arados e tratores. Apesar dessas dificuldades, das secas e das pragas que a prejudicam, ela sustenta a população de todo o estado, principalmente no setor de cereais: arroz, feijão, milho, mandioca, algodão e cana – de – açúcar, que concorre com quase três quartos da renda obtida através da produção agrícolas. Neste setor, estudos foram realizados no sentido de introduzir ou ampliar a cultura de produtos de alto valor comercial que se adaptam bem ao nosso meio físico; mamona, caju, soja, alho, algodão, cana de mandioca. O município de Picos é o maior centro agrícola do Estado, sendo considerado o “celeiro” do Piauí. A forma de exploração da terra com queimadas, a cada ano agrícola, vem destruindo a cobertura vegetal nativa e diminuindo o habitual natural da flora silvestre. Em todo o estado pratica-se atividades agrícolas. As principais culturas exploradas são: o arroz, o algodão, o milho, o feijão, a mandioca, a cana – de – açúcar e hortigranjeiros diversos, embora a maior parte dos hortigranjeiros consumidos na capital seja importada de outros estados, principalmente do Ceará e Bahia.

Pecuária:

Pecuária é o tratamento e a criação de gado. Cavalos, porcos, bois, carneiros. São animais considerados como gado. A pecuária já foi a principal atividade econômica do Piauí. Hoje em dia ainda é bastante ativa. Daí o Piauí ainda ser considerado um estado pecuarista. Principais rebanhos: caprinos, bovinos, suínos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com