TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agropecuaria Rural

Pesquisas Acadêmicas: Agropecuaria Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  169 Visualizações

Em 2013 o Brasil se deparou com uma considerável variação no preço do tomate. Esta variação não foi restrita a alguns estados brasileiros e a notícia repercutiu em jornais internacionais, inclusive no New York Times

Faça uma pesquisa sobre o contexto desta situação no Brasil e responda:

i) O que ocorreu com o preço do tomate em 2013?

A diminuição da produção de tomate fez o preço do produto disparar, a baixa do preço do produto no mercado no ano anterior, fez com que os produtores reduzissem a produção. A falta do produto no campo faz o preço aumentar nos mercados. Para entender o aumento, é preciso avaliar também a oferta. A do tomate diminuiu nos primeiros três meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Quanto menos houver pra vender, mais será preciso pagar – é a lei do mercado.

ii) A que fator (ou fatores) você atribui esta variação?

Há vários fatores que contribuíram para o aumento: A redução da produção em nível nacional em função do baixo preço que vinha acontecendo, consequentemente, diminuiu a oferta; a quebra da safra no Sul do país por causa das enchentes; e a seca no Nordeste, onde algumas regiões atravessaram a pior seca da história, foram os principais responsáveis pela variação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com