TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRÕES DE CONSUMO E ENERGIA- EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO

Por:   •  12/8/2015  •  Dissertação  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

PADRÕES DE CONSUMO E ENERGIA- EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO

1) Qual a mudança observada em relação à questão energética da década de 70 para a década de 80?

A energia consumida nas atividades produzidas provocam impactos no meio ambiente, no passado esta energia era tratada somente como um mero problema de fornecimento de insumo para a produção.

Nos anos 70 a questão energética foi ameaçada pelos altos preços do petróleo e nos anos 80 foi tratada como uma questão relacionada a preservação do meio ambiente, ocorrendo desta forma uma mobilização entre a ciência e a tecnologia para a resolução do problema que tem como foco os seguintes aspectos:

• Produção e consumo final

• Transporte e distribuição

• Disposição de resíduos

Resumindo, nos anos 70 a preocupação primordial era somente se haveria matéria prima para a produção e a partir dos anos 80 é lançado um novo olhar sobre a questão da preservação ambiental.

2) Por que o consumo de energia requer uma análise mais qualitativa do que meramente uma análise quantitativa? Justifique a sua resposta

Isto é devido a análise qualitativa estar ligada diretamente ao desenvolvimento, sendo que este se sobrepõe ao crescimento de uma forma muito mais abrangente, pois envolverá os seguintes aspectos:

• Noções de modo de vida

• Padrão de consumo

• Escolha tecnológica

Com respeito ao desenvolvimento haverá a escolha de estratégias globais de desenvolvimento e políticas de curto, médio e longo prazo que serão apropriadas aos diversos setores da vida econômica e social: política industrial, energética, ambiental, agrícola, habitacional, de transportes e tecnológica.

Desta forma pode-se notar que o crescimento é um conceito que não será tão abrangente e de forma qualitativa devemos considerar o aspecto do desenvolvimento se realmente queremos alcançar o objetivo de realizar o consumo de forma consciente.

3) Como os padrões de consumo interferem na questão energética? Exemplifique.

Os seres humanos são influenciados constantemente pelo mercado, conforme citado por Veblen que rejeitava o pressuposto fundamental de que o comportamento humano na esfera econômica é racionalmente dirigido, ou seja, as vezes numa sociedade capitalista, basta você ter condições financeiras e mesmo que você não precisa de determinado bem, você vai adquiri-lo somente para satisfazer uma necessidade puramente individual.

A sociedade é orientada através de uma cultura que prega o consumo esbanjador e de ostentação, as empresas encontram no marketing uma ferramenta poderosa para atrair e seduzir consumidores ávidos por aquilo que é novo e que julgam “necessário” para o seu dia a dia.

Um grande exemplo que temos atualmente é de pessoas que possuem em seus lares uma televisão por cômodo da residência, muitas das vezes até na cozinha, será que isso realmente é uma necessidade primordial ou algo supérfluo que implica diretamente na questão do consumo de energia nos tempos atuais.

4) Segundo o autor há uma crença que um aumento na eficiência leva a uma redução do consumo de recursos (energia) na mesma proporção. Você concorda? Justifique a sua resposta

Depende. Tudo e qualquer objetivo para ser alcançado deverá ser previamente ser estudado e planejado, e na questão da eficiência energética isto não ser diferente.

O homem busca satisfazer as suas necessidades através da tecnologia, sem muitas vezes considerar os impactos que esta tecnologia poderá trazer ao meio em que vive, não somente quanto ao aspecto ambiental quanto ao social também.

O que pode ocorrer que ao aumentar a eficiência, também aumentará o aumentos de recursos utilizados no processo e sendo assim não irá trazer um beneficio significativo, porém caso o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com