TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHADOR RURAL EM BUSCA DE MSLHORES CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS URBANOS.

Casos: O TRABALHADOR RURAL EM BUSCA DE MSLHORES CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS URBANOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.437 Palavras (18 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 18

O TRABALHADOR RURAL EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS URBANOS.

Este artigo foi elaborado com o intuito de abordar temáticas de relevância na formação profissional do assistente social e conhecer a realidade dos movimentos sociais no contexto rural e urbano. Para tornar mais justa à distribuição das terras no Brasil, o país adota uma série de medidas legais para modificar o uso e a posse de grandes áreas. Este é o princípio da reforma agrária. Essa aquisição é feita por meio de desapropriação, compra direta ou por doações do Estado, como a destinação de terras públicas. A luta pela Reforma Agrária é constante, com objetivo de acabar ou diminuir com a exclusão. E devido às desigualdades territoriais surge o movimento sem terra que existe há 28 anos e seu papel é conscientizar os pobres do campo para que lute pelas mudanças sociais. Dessa forma, podemos definir o êxodo rural como o deslocamento de pessoas da zona rural para a zona urbana e que tem como causas as dificuldades, a humilhação que a população enfrenta em seu meio, tais como: desemprego, habitação, condições de vida bastante precária, entre outras, se veem obrigados a migrarem para as grandes cidades, principalmente as mais industrializadas, em busca de melhores condições de vida para suas famílias. No entanto esse processo gera vários problemas sociais, pois parte desses migrantes não possuem qualificação profissional exigida pelo mercado cada vez mais competitivo. Todas as categorias de pobreza, desigualdade e exclusão social são referências teóricas para analisar a política social, com destaque as categorias de pobreza e desigualdade social para resgatar a implantação e o desenvolvimento das políticas públicas de corte social no Brasil. Com estes dados conclui-se que foi constatado que alguns exemplos de atividades agrárias aumentam a renda e melhoram a qualidade de vida das famílias assentadas, porém ao aumentar a corrida por terras, a revitalização do agronegócio tende a acirrar ainda mais as terríveis contradições que compõem o latifúndio ao homem pobre no campo.

Palavra Chave: Trabalhador Rural. Reforma Agrária. Movimentos Sociais. Êxodo Rural.

Graduandas do 8º semestre de bacharelado em Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP de Teresina-Pi.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 5

2. ASPIRAÇÕES DOS MOVIMENTOS POPULARES AGRÁRIOS 7

3. MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES SEM-TERRA 8

4. MOVIMENTOS SOCIAIS E PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEGUÊNCIAS DO ÊXODO RURAL 9

5. A REALIDADE E ORGANIZAÇÃO SOCIAL URBANA 11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

1.INTRODUÇÃO

O surgimento das cidades capitalistas bem como o processo de urbanização foi impulsionado pelo capitalismo levando a uma compreensão de como as cidades brasileiras apresentam hoje grandes desigualdades entre seus moradores. Assim, buscou-se entender a importância dos movimentos sociais no processo de luta pela Reforma Agrária, a organização do Movimento Sem Terra, identificando a problemática do êxodo rural e as questões sociais nos contextos rural e urbano, o que fez a discussão dos acadêmicos em torno do tema abordado sobre o trabalhador rural em busca de melhores condições de vida nos espaços urbanos e que influenciaram buscar conhecimentos. Desse modo, o problema da pesquisa é de caráter exploratório e reflexivo para que os acadêmicos adquiram conhecimento em torno da realidade social.

O objetivo geral dessa pesquisa é a importância das vertentes históricas para que os acadêmicos conheçam a realidade dos movimentos sociais, as redes de mobilizações e associações civis da atualidade, o crescimento populacional urbano e a vulnerabilidade na área social e apresentando como objetivos específicos a identificação das ações pela políticas públicas e as aspirações dos movimentos populares da reforma agrária situando os principais aspectos e seus anseios; pesquisar e elaborar conhecimento sobre o Movimento Sem Terra; relacionar os movimentos sociais nos contextos rural e urbano identificando suas principais causas e conseguências do êxodo rural fenômeno social observado no Brasil; registrar as reflexões e discussões a respeito do modo de organização social urbana observando a problemática observada no contexto rural.

A metodologia caracteriza-se através da pesquisa exploratória, fundamentada em estudo bibliográfico e referencial teórico em textos, livros, materiais eletrônicos que debatem o tema apresentado para que o objetivo geral e o específico sejam cumpridos.

O estudo bibliográfico é de extrema relevância para os acadêmicos e serve como referência para o desenvolvimento dos objetivos acima apresentados que servirá para a avaliação dessa pesquisa.

Assim, o trabalho está estruturado em três partes, sendo a primeira a introdução onde apresenta a análise da pesquisa e os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar o resultado, a segunda traz as leituras do referencial teórico com a apresentação dos propósitos da análise real do artigo, contemplando a realidade social apresentada para que as etapas exigidas nesse trabalho sejam realizadas e a terceira parte as considerações finais onde se resume nos principais resultados obtidos dentro do desenvolvimento e aprofundamento do tema dando o melhor aproveitamento para as pesquisas acadêmicas.

2. ASPIRAÇÕES DOS MOVIMENTOS POPULARES AGRÁRIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com