TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO UTILIZAR O PONTO DE EQUILIBRIO E A ALAVANCAGEM OPERACIONAL

Resenha: COMO UTILIZAR O PONTO DE EQUILIBRIO E A ALAVANCAGEM OPERACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Resenha  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

COMO UTILIZAR O PONTO DE EQUILIBRIO E A ALAVANCAGEM OPERACIONAL.

Existem dois tipos de analises muito relacionadas entre si . A primeira delas e a analise do ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio é aquele nível de operação da empresa no qual gastos e receitas se equilibram, resultado em lucro ou prejuízo zero. A segunda é a alavancagem operacional que representa o grau em que os custos fixos existem na estrutura da empresa. Ela fundamentalmente procura medir o risco operacional resultante de um aumento desses gastos fixos.

O ponto de equilíbrio (também chamado de ponto de ruptura ou equivalência )representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual a dos gastos totais. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamado receita de equilíbrio.

Em consequência qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significara perdas, representando, inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a receita de equilíbrio.

Para finalidades praticas, os conceitos de receita de equilíbrio de ponto de equilíbrio pode ser obtida por meio de procedimento gráfico ou aritmético, de elaboração extremamente simples, desde que a empresa disponha de um sistema de custos que lhe permita uma distinção adequada entre seus gastos fixos e seus gastos variáveis.

Em primeiro lugar a determinação do ponto ou receita de equilibrio permite que a gerencia avalie o desempenho atual da empresa com relação ao nível de operação de lucro/prejuízo zero, alertando-a para eventual necessidade de medidas corretivas urgentes.

Em segundo lugar, definindo o volume ou valor das vendas a partir dos quais a empresa começa a gerar lucro, a determinação do ponto de equilíbrio traz uma contribuição direta e importante a função de planejamento da empresa . Determinando o chamado ponto morto a superação deste ponto passa a ser um objetivo prioritário da gerencia, cônscia de que quanto mais se afastar dele maior será a margem de segurança de suas operações.

Finalmente a determinação do ponto ou da receita de equilíbrio faculta uma visão global e pratica do relacionamento entre os gastos.

PONTO DE EQUILIBRIO DE CAIXA

Se uma empresa tiver um mínimo de caixa disponível ou se o custo de oportunidade de manter um saldo elevado de caixa é alto, ela poderá determinar o volume de vendas necessários para cobrir todos os gastos de caixa durante o período. Nem todos os gastos fixos requerem saída de caixa. Para se chegar no ponto de equilíbrio de caixa, os gastos fixos que não afetam caixa devem ser reduzidos. Dessa forma, o ponto de equilíbrio de caixa será menor do que o ponto de equilíbrio usual.

LIMITAÇÕES DA ANALISE DO PONTO DE EQUILIBRIO.

Essas limitações decorrem, basicamente, da hipótese mais ou menos simplistas utilizadas na elaboração dos gráficos de determinação do ponto de equilíbrio.

1-os gastos fixos são constantes e, por isso, apresentam-se, sempre, como uma reta paralela ao eixo horizontal do sistema.

2-a relação “gasto variável-volume” permanece exatamente a mesma, qualquer que seja o novel de atividade considerado. Dai a representação linear dos gastos variáveis.

3-quaisquer que sejam os níveis das vendas, os preços de venda permanecerão constantes, ou seja, as receitas evoluem também linearmente.

4-a composição das vendas mantem-se constante, quaisquer que seja o volume de vendas considerado.

5- os níveis de estoque permanecem estáveis por causa da perfeita sincronia entre produção e vendas. Assim os valores assinalados no eixo horizontal do gráfico do ponto de equilíbrio representam, indistintamente, volume de vendas e produção.

COMO IMPLANTAR UM PROGRAMA DE REDUÇÃO DE GASTOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE.

O programa de redução de gastos e aumento de produtividade deve ser apresentado não como uma critica ao trabalho que vem sendo executado; mas, antes, como um recurso, uma nova técnica, ou mesmo um sistema ou procedimento que só agora foi necessário e esta sendo colocado a disposição da empresa, interessando, afinal, a todos; patrões e empregados.

Assim a atitude mais correta a ser assumi pelo responsável ou responsáveis na coordenação e implantação deste programa de redução de gastos e aumento de produtividade, e a de, inicialmente, admitir que todos na empresa, afina, vem trabalhando a um nível de eficiência e de produtividade que e consequência dos recursos postos a sua disposição, das informações e dos conhecimentos ate então disponíveis, de uso ou procedimentos aceitos ou exigidos pela direção. A empresa e um sistema de partes dependentes entre si e que interagem maneira intensa. Ora, esse sistema-empresa é o responsável pelo nível atual de consumo de recursos, pelas receitas e benefícios gerados e pela margem –diferença entre uns e outros- dai resultante, e somente uma mudança nesse sistema e que garante a otimização dos recursos de forma permanente.

Entendemos que a sobrevivência no mercado atual, cada vez mais globalizado e competitivo, depende totalmente de produzir ao menor gasto, e com isso, obter um maior volume de produção, oferece-la a preços menores; porem, com lucros maiores. Assim, uma politica de redução de gastos e aumento de produtividade bem fundamentada, pode ajudar nesse objetivo fundamental de sobrevivência.

Princípios da redução

Uma empresa e como um organismo: necessita de energia para manter-se em operação. O total de energia consumida pela empresa no seu funcionamento o conjunto de recursos humanos e matéria

que ela devora para manter-se viva, e cumprindo as suas finalidades, quando traduzido em termos monetários, recebe a denominação de gastos.

Ora todo o organismo vivo consome energia, por pouca que seja. Assim também é a empresa desde que esteja viva, há de consumir alguma energia, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com