TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Alavancagem Operacional

Pesquisas Acadêmicas: Conceito De Alavancagem Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL

Alavancagem Operacional representa a desproporcionalidade da variação do resultado contábil com a variação do nível de atividade.

INDICADOR DA MEDIÇÃO DA ALVANCAGEM OPERACIONAL.

O indicador de medição da Alavancagem Operacional denomina-se Grao de Alavancagem Operacional ( GAO ) que é representado por um índice obtido pela divisão da porcentagem da variação do resultado contábil pela porcentagem da variação da atividade ou:

Porcentagem de Variação do Lucro

GAO = ---------------------------------------------------------

Porcentagem de Variação do Nível de Atividade

O resultado obtido representa que a cada 1% de aumento do nível de atividade de uma empresa representa X% de aumento ou de incremento no seu resultado.

Por outro lado esse Grau de Alavancagem Operacional pode ocorrer

em sentido descendente, ou seja, se ocorrer um decréscimo de 1% no nível de atividade da empresa poderá representar X% de perda no seu resultado.

Quanto mais distante a empresa estiver do seu Ponto de Equilíbrio, menor será seu Grao de Alavancagem Operacional, pois menor será o impacto em termos percentuais sobre o seu resultado ( acréscimo ou decréscimo ) derivado de uma alteração no seu volume de atividade.

Este fato traz como conseqüência o fator Risco. Trabalhando bem acima do seu Ponto de Equilíbrio, uma empresa tende a ter menor GAO, mas também menor risco de reverter o seu resultado para prejuízo.

Por outro lado trabalhando com elevado GAO, tenderá a estar perto do seu Ponto de Equilíbrio e, consequentemente, com altos riscos, ou seja, com alta probabilidade de reverter o seu resultado para prejuízo ou para também elevar significativamente o seu lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com