TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo

Resenha: Alcoolismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Resenha  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  270 Visualizações

A fixação de uma pessoa na busca do álcool, ou, o comportamento de repetição, obedece a dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo.

O reforço positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação.

O reforço negativo refere-se ao comportamento de evitação de dor ou desprazer. Quando algo é desagradável a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstância.

No começo a busca é pelo prazer proporcionado pela bebida. Depois de um período, quando este prazer não é mais alcançado como anteriormente, a pessoa não consegue mais parar porque nessa tentativa sempre surgem os sintomas desagradáveis da abstinência, e para evitá-los o uso do álcool é mantido. Os reforços positivos e negativos são mecanismos ou recursos normais que permitem às pessoas se adaptarem ao seu ambiente.

A tolerância e a dependência ao álcool são dois eventos distintos e indissociáveis. A tolerância é a necessidade de doses maiores de álcool para a manutenção do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses. Se no começo uma dose de uísque era suficiente para uma leve sensação de tranqüilidade, depois de duas semanas (por exemplo) são necessárias duas doses para o mesmo efeito. Nessa situação se diz que o indivíduo está desenvolvendo a tolerância ao álcool.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com