TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de segurança no local de trabalho

Tese: O conceito de segurança no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  5.807 Palavras (24 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta de forma técnicas e conhecimentos modernos relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. São conhecimentos que garantem a integridade física dos trabalhadores e de seus clientes, atribuições obrigatórias para todos os profissionais, principalmente para os que são responsáveis pela gestão de pessoas em ambientes laborais que oferecem riscos à saúde. Descrito em forma de assessoria de segurança e saúde no trabalho para uma pizzaria com 40 funcionários, o objetivo desta produção acadêmica é levantar dados sobre os riscos relacionados a cada função da empresa, bem como o grau de periculosidade que as estruturas físicas e equipamentos oferecem para os trabalhadores e pessoas envolvidas nos processos da empresa e, a partir daí, elencar os equipamentos obrigatórios de segurança e aplicar políticas, técnicas e medidas de segurança e prevenção de acidentes que reduzam os riscos transformando a empresa em um local seguro.

Conceito de Segurança no Trabalho

Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral.

É fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, já que a mesma possui um número razoável de funcionários, zelando pela saúde e bem estar da equipe, para evitar prejuízos maiores ao empreendimento, como: indenização, custas médicas, etc.

Para evitar tais contratempos é essencial considerar fatores como: cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas).

Os colaboradores que estão mais expostos à acidentes na pizzaria são: cozinheiros, moto-boy, lavadores de louças, manobristas, segurança, funcionários de limpeza, garçons, monitor, etc.

Para evitar acidentes de trabalho, o empreendedor deve tomar algumas medidas. No ambiente de trabalho existem inúmeras situações de risco que variam conforme a natureza da atividade, o processo produtivo, as medidas de controle existentes, etc.. Assim, os profissionais da área juntamente com os trabalhadores devem realizar a análise dos fatores de risco existentes no local de trabalho da pizzaria, que são eles: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Objetivo e Campo de Aplicação. Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.

Medidas de Controle

São necessárias as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, em todas as intervenções em instalações elétricas, garantindo assim a segurança e a saúde no trabalho.

As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em EPIs e EPCs, certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.

O prontuário de Instalações Elétricas deve ser mantido atualizado, e permanecer à disposição dos trabalhadores.

Medidas de Proteção Coletiva

As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica, na impossibilidade de implementação do estabelecido, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Medidas de Proteção Individual

Nos trabalhos individuais em instalações elétricas, devem ser adotados equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas, as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Segurança em projetos

É obrigatoriamente que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimentos de reenergização.

O projeto de instalações elétricas deve considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes.

O projeto deve definir a configuração do esquema de aterramento, e deve prever condições para a adoção de aterramento temporário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com