TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento Materno

Casos: Aleitamento Materno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

O aleitamento materno é essencial para a promoção da saúde em crianças menores de dois anos , e há evidências de que os efeitos dos benefícios dessas práticas se estendem até a vida adulta.

Embora os resultados mostrem melhora significativa da situação de amamentação na última década é necessária promover o aleitamento materno exclusivo e maior duração do mesmo por meio de estratégias e ações vinculadas ao âmbito da atenção primária à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),a prática da amamentação atualmente salva a vida de 6 milhões de crianças a cada ano, prevenindo diarreia e infecções respiratórias agudas e sendo responsável por cerca de um terço da diminuição da fertilidade observada nas últimas décadas.

Estudos mostram que a administração de outros líquidos além do leite materno nos primeiros quatro meses de vida da criança pode interferir negativamente na absorção de nutrientes e em sua biodisponibilidade, podendo diminuir a quantidade de leite materno ingerido e levar a menor ganho

ponderal e a aumento do risco alergias e infecções.

Apesar dos comprovados benefícios do aleitamento, programas governamentais no Brasil não conseguiram atingir as recomendações da OMS. A análise de dados das décadas de 70 e 80 mostrou que sua duração mediana, que era de 2,5 meses em 1975, passou para 5,5 meses em 1989 e para 7 meses em 1996.

Outras vantagens do leite materno para o bebê:

 Melhora o desenvolvimento mental;

 É mais facilmente digerido;

 Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo.

 O leite humano é um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídeos.

 A mãe fornece ao bebê componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa amadurece.

A Primeira Mamada:

É indicado que ainda na sala de parto, nos primeiros minutos das primeiras horas de vida, aconteça a primeira ida ao seio materno. É nesse momento com o contato pele a pele, o toque suave do corpo do bebê sobre o da mãe e em especial sobre o peito, estimulam na mulher a liberação de um hormônio (ocitocina) começando assim a descida do leite e também a contração uterina.

O leite nos primeiros dias pós-parto é chamado de colostro. Nele os fatores que protegem contra doenças estão em grande quantidade, funcionando como a primeira vacina para o bebê.

Quando termina a mamada?

É muito importante que o bebê esvazie uma das mamas porque o leite do final da mamada contém maior quantidade de gordura, fazendo o bebê ganhar peso e ficar satisfeito.

O leite do começo é diferente do leite do final da mamada?

Quando a mamada começa, o leite é rico em proteína, lactose, vitamina, minerais, água e muitos fatores de proteção. No final da mamada o leite contém mais gordura e por isso fornece mais energia e permite que o bebê fique satisfeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com