TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Ensaios: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  2.220 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Este trabalho contribui para a compreensão sobre a realização da alfabetização e o letramento, oque vem sendo discutida pelos que se preocupam com a educação. A alfabetização e e letramento são processos distintos, mas interligados entre si, onde através de alguns autores vamos entender e ligar a teoria com a pratica,contruir alternativas pedagógicas onde atendam os desafios vividos por quem atua em sala de aula e criar possibilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita pra todos os alunos .verificando que a alfabetização e letramento são algo indispensáveis em uma sala e que devem estar interligadas para que a criança consiga aprender a ler,escrever,desenvolva essa habilidade e saiba usar essa escrita e leitura na vida social.

Palavras-chave: alfabetização . letramento . ler . escrever.

1 INTRODUÇÃO

Quando ensinamos uma criança, um adulto ou um jovem a ler e a escrever, esse aprendiz está conhecendo as práticas de letramento de uma sociedade, podemos dizer que ele está em processo de letramento. O conceito letramento foi criado para se referir aos usos da língua escrita não só na escola, mas em todo lugar. Porque a escrita faz parte do cotidiano de cada um, em todo lugar que vamos a escrita está presente, é no ponto de ônibus, no comércio, no serviço público e em vários outros lugares.

A sociedade moderna é complexa e exige conceitos também complexos para descrever e entender seus aspectos relevantes. Por issosurge o conceito de letramento como uma forma de explicar o impacto da escrita em todas as esferas de atividades e não somente em atividades escolares.

2 DESENVOLVIMENTO

A sociedade moderna é complexa e exige conceitos também complexos para descrever e entender seus aspectos relevantes. Por isso surge o conceito de letramento como uma forma de explicar o impacto da escrita em todas as esferas de atividades e não somente em atividades escolares.

A alfabetização vem sendo bastante discutida, pois há décadas se observa as mesmas dificuldades de aprendizagem. Alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura, onde ler e escrever são atos linguísticos. A compreensão da natureza da escrita, de suas funções e usos é indispensável ao processo de alfabetização, mas o que se vê nas salas de aula e nos livros didáticos é o desconhecimento do assunto.

Se não tratar adequadamente a escrita e a fala na alfabetização a escola encontrará dificuldades sérias para lidar com a leitura, que é a realização do objetivo de quem escreve. Inclui muitos fatores no processo de alfabetização, e quanto mais cientes estiver o professor de como o processo de aquisição do conhecimento se dá, de como a criança se situa em termos de desenvolvimento emocional, como vem evoluindo o processo de interação social, mais condições o professor terá para encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem.

“Alfabetizar e letrar são processos distintos, porém interligados,” de acordo com Marlene Carvalho (2007). Vamos falar de alfabetização e letramento como cada qual é um processo, mas que devem ser interligados, “é possível alfabetizar letrando, isto é, podemos ensinar crianças e adultos a ler, a conhecer os sons que as letras representam e, ao mesmo tempo, com a mesma ênfase, convidá-las a setornarem leitores, a participarem da aventura do conhecimento implícito no ato de ler” (SOARES, 2003, p.9 apud CARVALHO, 2007, p. 9).

Aprenderemos o conceito de alfabetização e letramento junto com os desafios da articulação entre a teoria e a prática, onde coloca as relações entre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Também sobre a alfabetização e seus usos sociais, e o letramento em relação à sala de aula. Para entendermos sobre alfabetização e letramento e como esse processo acontece, foi feito uma pesquisa bibliográfica de alguns autores para nos orientar e dar subsídios sobre o tema.

2.1 ALFABETIZAR OU LETRAR?

Analisar sobre a alfabetização refletindo sobre ela na perspectiva do letramento em nosso país é recente, onde já foi utilizado o termo alfabetização com um sentido próximo ao que hoje tem o termo letramento, para indicar uma prática social e cultural de uso da língua escrita que vai se transformando ao longo do tempo, conforme as épocas e as pessoas que a usam. A escrita passou do domínio de uns poucos para um saber universal, considerado direito de todos e com isso a relação das pessoas com a língua escrita mudou radicalmente.

Como os usos da língua escrita mudaram na família, no trabalho, nas relações comerciais, na ciência e ao longo da história, mudou também na escola a noção do que seria ser alfabetizado e o que é necessário saber para poder usar a escrita ao longo da vida. Alguns anos atrás para ser alfabetizado eram suficientes ter o domínio docódigo alfabético, mas hoje se espera que além de dominar esse código, o aluno consiga se comunicar por meio da escrita em várias situações.

Foi realizada em 1990 a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, onde foi colocado que a alfabetização passa a ser “entendida como instrumento eficaz para a aprendizagem, para o acesso e para a elaboração da informação, para a criação de novos conhecimentos e para a participação na própria cultura e na cultura mundial nascente”, (Conferência Mundial de Educação para Todos. Jomtien, Tailândia, 1990). Com essa definição, Castanheira (2009, p. 14), nos descreve que.

Se tomarmos como ponto de partida essa definição, constatamos que nela está explicita a ideia de que a aprendizagem da leitura e da escrita se torna um instrumento que permitirá o individuo ter acesso à informação e criar novos conhecimentos. A escrita, comparável a um instrumento, é vista como capaz de permitir a entrada do aprendiz no mundo da informação, seja possibilitando o acesso aos conhecimentos histórica e socialmente produzidos, seja criando condições diferenciadas para a produção de novos conhecimentos.

Muitos autores falam sobre alfabetização e letramento no contexto escolar, mas podemos destacar Soares (2006) e Freire (1991), onde discutem sobre alfabetizar e letrar. Soares afirma que:

Para entrar e viver nesse mundo do conhecimento o aprendiz necessita de dois passaportes: O domínio da tecnologia de escrita (o sistema alfabético eortográfico), que se obtém por meio do processo de alfabetização, e o domínio de competências de uso dessa tecnologia (saber ler e escrever em diferentes situações e contextos), que se obtém por meio do processo de letramento. (SOARES, 2006 apud CASTANHEIRA, 2009, p. 14).

Freire (1991) afirma: “Não basta saber ler ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho” (FREIRE, 1991 apud CASTANHEIRA, 2009, p. 15).

Então não basta simplesmente saber a escrita, mas, o aprendiz inserido no mundo da escrita deve considerar possíveis conseqüências políticas. Precisamos entender melhor qual o conceito dessas duas determinações, ‘alfabetização e letramento’ que tanto se confundem e qual a relação entre as duas.

2.2 O QUE É LETRAMENTO

Letramento é a tradução da palavra inglesa literacy. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada. Esse termo tem sido utilizado atualmente por alguns estudiosos para mostrar o processo de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais e profissionais. E porque o termo letramento surgiu? A explicação está nas novas demandas da sociedade, onde cada vez estão mais centradas na escrita, que exigem adaptações as transformações que ocorrem em ritmo acelerado, constante atualização, instabilidade e flexibilidade para ocupar novos postos de trabalho.

Segundo Soares, letramento é “o processo deapropriação das práticas sociais de leitura e de escrita acrescido do envolvimento com as práticas sociais de leitura e da escrita”. (SOARES, 2003, p. 15-25 apud SCHIOCHETTI, 2006, p. 56). Kleiman define letramento como “um conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos para objetivos específicos”. (KLEIMAN, 1995, p. 42 apud SCHIOCHETTI, 2006, p. 56). Tfouni acrescenta: “O letramento [...] focaliza os processos sócio-históricos da aquisição da escrita”. (TFOUNI, 1995, p. 42 apud SCHIOCHETTI, 2006, p. 56). Entendendo melhor as idéias dos autores podemos dizer que letramento é você aprender o código escrito e de leitura, onde na prática possibilita uma leitura critica da realidade, onde podemos dizer que a leitura do mundo precede a leitura da palavra.

De acordo com Carvalho (2007, p. 66), “Letrado, no sentido em que estamos usando esse termo, é alguém que se apropriou suficientemente da escrita e da leitura a ponto de usá-las com desenvoltura, com propriedade, para dar conta das suas atribuições sociais e profissionais”. Podemos observar os vários pontos de vista dos autores, em que cada um tem uma definição para o termo e que devemos nos apropriar desses conhecimentos para formamos o nosso ponto de vista.

Schiochetti (2006, p. 60.

O sujeito pode ser letrado em algumas áreas e em outras não. Embora considere que o letramento escolar diferedo letramento social, não desconsidera que ocorra a prática de uso de diferentes tipos de material escrito (letramento) tanto nas práticas sociais quanto nas práticas escolares de letramento.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos da escrita na sociedade, e essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. Podemos dizer que o letramento é cultural e com isso as crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Quando conhecemos a importância do letramento, deixamos de praticar um aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização.

2.3 O QUE É ALFABETIZAÇÃO

Um dos temas em que muito vem se falando e escrevendo é sobre alfabetização, aonde o conceito vem mudando em função das necessidades que a sociedade cria. Schiochetti (2006, p. 44), nos coloca que:

Para analisar a evolução deste conceito, é necessário também analisar a evolução da humanidade. Se, até há bem pouco tempo, ler e escrever decodificando o sistema de escrita atendia as necessidades da maioria da classe trabalhadora deste país, hoje a realidade mudou. A sociedade quer pessoas que vão muito além da decodificação, que se apropriem do sistema de escrita como um sistema de representação.

Para alguns educadores alfabetização é a aquisição do sistema alfabético de escrita, para outros umprocesso pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito. Schiochett nos coloca alguns conceitos de alfabetização, segundo especialistas na área:

Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura. Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo –criança ou adulto – tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidades de decodificação e codificação do sistema da escrita, mas, e sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções que ela tem em nossa sociedade e também como instrumento na luta pela conquista da cidadania plena. (SOARES, 1998, p. 33 apud SCHIOCHETTI, 2006, p. 36).

Alfabetizar é ensinar a ler e escrever. O segredo da alfabetização é a leitura (decifração). Escrever é uma decorrência do conhecimento que se tem para ler. Portanto, o ponto principal do trabalho é ensinar o aluno a decifrar a escrita e, em seguida, a aplicar esse conhecimento para produzir sua própria escrita. (CAGLIARI, 1998, p. 104 apud SCHIOCHETTI, 2006, p. 36).

“É um subproduto da atividade leitora. Alfabetizar é possibilitar que alguém se transforme em leitor e em usuário da escrita. O leitor é alguém em cuja vida social a escrita passou a fazer parte”. (WEISZ, 1999, p. 14 apud SCHIOCHETTI, 2006, p. 37).

Neste sentido, alfabetizar é promover o domínio do principio alfabético, com o objetivo de que as crianças usem a língua escrita como veiculo paraconstrução e troca de sentidos em sua interação social. Para isto, é necessário que dominem o sistema alfabético, isto é, que tomem consciência acerca da existência da palavra, da sílaba e das relações entre grafemas e fonemas. (SCHIOCHETTI, 2006, p. 43).

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, o desenvolvimento de habilidades do uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. Os conceitos de alfabetização e letramento mostram duas dimensões importantes da aprendizagem da escrita. Uma é a capacidade de ler e escrever propriamente dita, e a outra a apropriação efetiva da língua escrita. “Nesse sentido, é importante que o professor, consciente de que o acesso ao mundo da escrita é em grande parte responsabilidade da escola, conceba a alfabetização e o letramento como fenômenos complexos e perceba que são múltiplas as possibilidades de uso da leitura e da escrita na sociedade” (CASTANHEIRA, 2009, p. 15).

“Assim, as práticas em sala de aula devem estar orientadas de modo que se promova a alfabetização na perspectiva do letramento e, tomando as palavras de SOARES (2001), que se proporcione a construção de habilidades para o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita” (CASTANHEIRA, 2009, p. 15).

Quanto à diferença entre letramento e alfabetização, é que esses dois processos estão diretamente ligados, mas devemos separá-los quanto as suas distinções, onde que a concepçãode alfabetização também reflete diretamente no processo de letramento. O que se observa é que esses dois processos são confundidos com um só processo, e que o educador deve fazer uso do conhecimento nato de mundo que o educando possui e sua relação com a língua escrita, assim ele poderá alfabetizar letrando.Shiochetti (2006, p. 57.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos, o que talvez até permitisse optar por um ou outro termo, como sugere Emilia Ferreiro [...], com o argumento de que em alfabetização estaria compreendido o conceito de letramento, ou vice-versa, em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetização - o que seria verdade, desde que se convencionasse que por alfabetização se estaria entendendo muito mais que a aprendizagem grafo-fonica, conceito tradicionalmente atribuído a esse processo, ou que em letramento se estaria incluindo a aprendizagem do sistema de escrita (SOARES, 2004: Palestra realizada na PIB, Brusque-SC).

Com o passar do tempo se viu a necessidade de se alfabetizar utilizando conteúdos que fizessem parte do indivíduo, foi onde surgiu o letramento, que nada mais é do que a preocupação com a inserção dos gêneros significativos que estão a todo tempo na vida do indivíduo. Onde colocamos que o professor é o principal articulador e mediador deste novo conceito.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis Rio de Janeiro: Vozes. 2001

CANDAU, Maria Vera (org). A Didática em questão.Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes LTDA. 1999.

CARNEIRO, Mara Lúcia Fernandes. Videoconferência: ambiente para educação a distância. Disponível em http://penta.ufrgs.br/pgie/workshop/mara.htm.

HTTP://www. pt. Shvoong.com/humanistas.com.br

PETEROSSI,HELENA.Formação do professor para o ensino técnico:Ed Loyola, São Paulo,1994.

SOARES, MAGDA. Letramento; um tema generoso. 2.ed Belo Horizonte: autentica, 2005.

SPANHOL, F.; RODRIGUES, Rosângela S. Teleconferência e Videoconferência em situações de ensino. São Paulo, 2005. Artmed.

ZABALA, Anton. A prática Educativa: Como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre, 1998. Artmed.

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »