TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Monografias: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1:

Não fui alfabetizada através da cartilha, fui alfabetizada aos seis anos quando entrei na primeira série, tive um pouco de dificuldade tendo que fazer reforço para aprender a escrever corretamente, pois só conseguia escrever meu nome, não tenho boas recordações do meu processo de alfabetização, pois foi algo difícil e demorado

O processo de alfabetização é marcado por descobertas em suas fases iniciais. Fui alfabetizada com a cartilha que era repleta de letras, palavras e desenhos que me instigavam à leitura por serem associadas às imagens do que representavam o que facilitava a melhor compreensão das palavras.

Não passei por creche, aos 6 anos entrei na pré-escola ou "parquinho", sempre em escola pública. Quando entrei no primeiro ano, já sabia escrever meu nome, e os meses (influenciados pelo meu pai) que gostava de mostrar os cadernos dos meus irmão e meus para meus tios e visitas em casa. Aprendi a ler corretamente no primeiro ano. Recordo-me com precisão no fim do ano letivo, que passei em primeiro lugar pelo meu desempenho, minha professora Lindaura, pediu que eu ajudasse um colega (o qual ainda lembro quem é se eu o encontrar) que tinha dificuldades. Tenho boas recordações do meu processo de alfabetização, marcados pela paciência, amor ao ensinar das minhas primeiras professoras, e pela compreensão do que era ensinado.

Espelhava-me no meu irmão um ano mais velho que eu, porque sempre foi muito inteligente, e íamos pra escola juntos, sempre no mesmo horário, portanto, tirava algumas dúvidas com ele. Admirava-me e admiro meu pai no quesito de fazer contas sem usar nada pra ajudar, no entanto não sou muito amiga da matemática.

O início da alfabetização é extremamente importante na vida de qualquer ser humano, pois é a fase que marca a vida da criança, onde tudo é novo e todos são diferentes, cada um com seu jeito, fazendo com que a mesma se conheça e conheça os outros, experimentando sensações.

1 Passo

Jéssica Carolina Pita

Se foi alfabetizado antes de entrar na escola.

Não

Alfabetizou-se na Educação Infantil, ou, antes dos 5 anos.

Me alfabetizei quando entrei na escola, as 5 anos

Não se alfabetizou no primeiro ano de sua escolaridade.

Não

Alfabetizou-se observando algum adulto ou criança mais velha.

Só com a ajuda dos professores na escola.

Tem boas recordações de seu processo de alfabetização.

Sim

Tem recordações ruins de seu processo de alfabetização

Não

1 Passo

Patrícia Pereira

Fui alfabetizada na 1 série do ensino fundamental, meus pais por serem analfabetos, não podiam me ajudar na minha afalbetização, mais me ajudam muito na minha educação.

Minha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com