TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Ensaios: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III - SEM. 2014.1

TURMA: A

ALUNOS: Cleverson Francisco Alves, Geisa da Cruz, Josiane Aparecida da Cruz, Regiane Rudnick.

TRABALHO FINAL

PROJETO DO ARTIGO

TEMA

Alfabetização e Letramento

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este trabalho busca compreender como o professor da rede pública lida com o uso social da leitura e escrita no primeiro ano do ensino fundamental, a partir das discussões de letramento e alfabetização preocupações constantes no ensino aprendizagem de língua.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Compreender como o professor do 1ºano do ensino fundamental lida com o uso social da escrita com seus alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Verificar os trabalhos produzidos pelos professores do 1º ano referentes a alfabetização e letramento.

• Contribuir com praticas pedagogicas significativas em relação a oralidade e a escrita.

JUSTIFICATIVA

Pensamos que a educação é certamente um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática,desenvolvida socialmente justa.É a condição básica e direito fundamental da cidadania,o domínio da língua diferntes variedades linguísticas,escrita,fala,leitura e da oralidade.

O processo de latramento depende tanto do aluno quanto do professor,que é peça fundamental.O professor alfabetizador deve formar o educando para o exercicio das práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive, rompendo paradigmas tradicionais.

KLEIMAN(2005)Neste caso,é preciso que os alunos sejam capazes de não apenas decodificar sons e letras mas entender significados e usos das palavras em diferentes contextos,pois nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizador letrando.

INTRODUÇÃO

A alfabetização sempre foi um tema bastante discutido por ser amplo complexo e apresentar vários desafios. É sabido que as modificações no sistema educacional brasileiro estão ocorrendo para garantir a melhoria no processo de alfabetização, porém as dificuldades estão cada vez maiores por diversos motivos.

Em uma sociedade tão dinâmica como a nossa, atualmente não se fala apenas em

(Alfabetizar, fazer com que o aluno domine o código linguístico), mas também em letrar (fazer com que o aluno faça uso social da leitura e da escrita), o professor tem o papel de ensinar seus alunos a lerem e escreverem de modo que eles saibam utilizar a leitura e a escrita socialmente. Apesar de serem dois processos diferentes, não podem ser trabalhados isoladamente, como bem diz Soares (1998, p.47), “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e escrita”.

O processo de letramento depende tanto do aluno quanto do professor,que é peça fundamental.O professor alfabetizador deve formar o educando para o exercicio das práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive, rompendo paradigmas tradicionais.

KLEIMAN(2005)Neste caso,é preciso que os alunos sejam capazes de não apenas decodificar sons e letras mas entender significados e usos das palavras em diferentes contextos,pois nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizador letrando.

O professor segundo KLEIMAN(2001)

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com