TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Resenha: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

2) Elabore uma critica reflexiva sobre a valorização da língua oral e escrita na escola durante o processo de alfabetização e suas consequências.

R: A mudança ocorrida nos últimos tempos sobre a leitura oral e a escrita tem como consequências nas inovações no campo da informática. O que se quer de uma pessoa alfabetizada hoje em dia é bem diferente do que nos séculos passados, a concepção social do alfabetizado mudou, muito. Hoje não é mais suficiente assinar o nome e conseguir ler instruções simples, como era na época passada. Aas formas de uso de leitura se tornou, mas frequentes e variadas, só não mudou o tipo de esforços cognitivo.

A uma mudança positiva, que já não se consideram a produção das crianças de 04 ate 05 anos como tentativas erradas ou rabiscos parecem que agora há uma atitude positiva como sempre houve em relação aos primeiros desenhos. Antes as crianças eram desmotivadas porque achavam que elas não estavam preparadas ou não estavam na idade, também se reconhecem a importância de ler em voz alta, por elas desde muito cedo. A alfabetizar hoje não é uma tarefa para que seja cumprida em um ano, mas sim ao longo da escolaridade. O quanto mais cedo começar melhor. (Porém cabe ressaltar que de uma maneira geral, todos estes conhecimentos, hoje possíveis, devem-se a Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que possibilitaram na década de 70 a construção de uma didática da alfabetização, considerando a criança como um ser que constrói conhecimento.).

3) Comente sobre a necessidade da formação do alfabetização na compreensão de todas as facetas da alfabetização.

R: O ato de aprender a ler e escrever apoia-se muitas vezes em um exercício de coragem e persistência. Na infância, a criança necessita vivenciar, experimentar, para compreender as situações reais. Alfabetizar vai além do restrito espaço da sala de aula, ela teve ser compreendida como um processo crescente que inicia com o manuseio, a combinações de objetivos, as varia experimentações que a criança faz naturalmente na hora de suas brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com