TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Trabalho Universitário: Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto. Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes. Do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca. A relação entre a criança e o adulto é algo extremamente importante, é através dessa relação que a criança vai a prender as normas de convívio social, que a criança será inserida em um grupo e que irá obter seus primeiros conhecimentos, que dará início a sua formação como pessoa e ser social, consciente das suas responsabilidades sociais. É nessa que aparece as brincadeiras de faz de conta, onde desde pequeninos as crianças demonstram seus sonhos para o futuro.

• 5. Como funciona Meninos e meninas assumem diversos papéis, se colocando no lugar de pai, mãe e professor, além de personagens (super- herói, princesa, rei, fada) ou animais (cachorro, gato, cavalo). As regras são implícitas e variam conforme os costumes, os participantes, o momento, o local, os objetos à disposição e, principalmente as decisões de quem brinca. Origem Na Antiguidade, os gregos e romanos já simulavam situações reais, principalmente cenas de combate. Por que propor Para a turma experimentar e explorar o mundo e as convenções sociais vivendo situações com as quais estão acostumadas ou não. Como enriquecer o brincar Divida o ambiente usando varais com tecidos coloridos para os pequenos passarem entre eles. Convide a criançada a montar diferentes kits de jogos simbólicos específicos, como navio pirata e show de calouros. Agende visitas a locais que podem inspirar a brincadeira ou mostre vídeos que os retratem, como um consultório médico e uma lanchonete. Registre as falas dos pequenos para encaminhar intervenções em outros momentos e aprimorar o jogo simbólico. O erro mais comum Interpretar as situações que as crianças criam. Nem tudo é uma expressão da realidade e do cotidiano delas.

• 6. Música para Bebês Publico Alvo: Bebês de até 03 ano de idade Perfil da Turma: Temos meninos e meninas nas turma, alguns são bem agitados, porém temos alguns bem calmos. Tema: Música para Bebês. Justificativa: Observamos que os bebês do berçário reagem de diferentes maneiras aos sons a que são expostos durante sua rotina na escola, assim sentimos a necessidade de explorar e expor a ele a variedade de sons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com