TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Trabalho Escolar: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  2.152 Visualizações

Página 1 de 2

ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO

Levando em consideração as analises sobre letramento e alfabetização, pode observar a diferença entre ambas. Alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita; letrar significa leva-la ao exercício das praticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever; enquanto a letrada adquiriu o hábito às habilidades, o prazer pela leitura e pela escrita de diferentes gêneros textuais.

Diante desta abordagem alfabetização e letramento, devemos destacar alguns pontos que se tornam positivos e negativos para o estudo e compreensão dos mesmos. Visto que os pontos positivos são: a linguagem, o discurso, o pensamento, a troca de informação; estes são aspectos para aprimorar a interação entre aluno e professor. Também não podemos deixar de ressaltar os pontos negativos, que são eles: a falta de interesse, o abandono do desenvolvimento das atividades relacionadas ao ensino do código e a evasão escolar. Estes são os fatores que contribui e dificulta o trabalho pedagógico.

Ainda que o papel do educador não fosse apenas ‘zelar’ pelas condições de aprendizagem, mas de atuar na sua produção, de promovê-las através do ensino.

Da mesma forma o aluno não atinge a aprendizagem se não atuar ativamente se não realizar um esforço atento e constante de apropriação e reflexão sobre os conhecimentos ensinados.

Nesta mesma concepção por outro lado, a linguagem afirma o princípio fundamental de que o texto, enquanto unidade discursiva é o eixo em torno do qual gira toda a atividade pedagógica do ensino da língua. A mesma é um produto social que promove a linguagem interagindo com o pensamento. Portanto, a linguagem é uma função inata, com suas variedades, que permite o indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar códigos, atribuindo discursos ideológicos que facilitam a troca de experiências e conhecimentos.

Contudo é de suma importância a valorização e o incentivo leitura, a interpretação, a produção textual, porque só assim iremos formar leitores construtores de opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com