TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Monografias: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

As relações sociais são permeadas pela linguagem oral Porém entende-se letramento como um processo de inserção e participação na cultura escrita.

Tem inicio quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens, comerciais, revistas, etc...) e continua por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas praticas sociais que envolvem a língua escrita, leitura e redação de contratos, de livros científicos, de obras literárias, por exemplo.

A alfabetização e o letramento são processos diferentes, cada um tem suas especificidades, mas se complementam e são inseparáveis.

A responsabilidade da escola é promover a ampliação do código verbal em diferentes níveis de aprendizagem, porém sabemos que crianças que convive com vários tipos de textos em um ambiente estimulador que leem textos, receitas ,lista de mercado e vários tipos de literatura, se apropriam, desenvolvem mais rápido, enquanto crianças que convivem em ambientes pobres sem estímulos, possuem uma defasagem em aprendizagem.

Não á como ensinar alguém sem amor, é por meio dele que se ensina se aprende que recupera estas crianças é através da educação que transformamos essas crianças. É promovendo o contado com as diversas linguagem que a criança terá autonomia.Tudo o que esta fora da escola é mediado pela LEITURA.

Alfabetização é o processo na qual se adquire uma tecnologia; a escrita alfabética e as habilidades de utiliza-las para ler escrever alfabeticamente , a criança se apropria do texto e automaticamente vai entendendo.

O letramento é exercício componente e efetivo daquela tecnologia da escrita das situações a que precisamos ler e produzir textos reais ou é a função social da leitura e escrita, a fala é a organização das ideias resumo de ideias, a criança entende para que se lê para que se escreve a criança se apropria do texto e automaticamente vai entendendo o texto (MAGNA SOARES).

O alfabético funcional domina a escrita das palavras, mas não consegue entender se posicionar ou expressar, a criança deve ter o domínio da técnica, mas saber o que está fazendo,deve-se ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita.

A escola deve assegurar a diversidade textual, noticias, diários, relatos históricos elinhas do tempo textos que descrevem ações regras de jogo regulamentos .

A alfabetização e o letramento são processos diferentes porem cada um tem suas especificidades, mas se complementam e são inseparáveis no processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com