TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento

Artigos Científicos: Alfabetização E Letramento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito letramento foi criado para se referir aos usos da língua escrita não só na escola, mas em todo lugar. Porque a escrita faz parte do cotidiano de cada um, em todo lugar que vamos a escrita está presente, é no ponto de ônibus, no comércio, no serviço público e em vários outros lugares.um indivíduo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, política, economia, tecnologia e outros inúmeros assuntos que estão em contato diário.Alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura, onde ler e escrever são atos lingüísticos. A compreensão da natureza da escrita, de suas funções e usos é indispensável ao processo de alfabetização

a alfabetização é um processo de ensino aprendizagem que acontece

antes, durante e depois do período escolar, ou seja, a alfabetização acontece dentro e fora do ambiente escolar. A alfabetização é então, a ação de fazer com que a pessoa se aproprie de habilidades que levam a leitura e a escrita.

um indivíduo alfabetizado é capaz de realizar diversas atividades, por exemplo, ele consiguirá ler, compreender, criticar, interpretar entre outras funções que a alfabetização lhes permite realizar.

A alfabetização proporciona uma maior interação social em que ocorrerá uma transmissão de diferentes conhecimentos e culturas de acordo com cada indivíduo.Ser alfabetizado significa ser um cidadão ativo no crescimento social em todos os aspectos.

O processo de alfabetização pode acontecer a partir de outros suportes, como jornais e revistas, não ficando restrito apenas ao livro didático, para que as habilidades de leitura e escrita aconteçam dentro de situações reais de comunicação, sem falar na riqueza de imagens e diversidade de gêneros textuais que esses suportes apresentam, o que poderia contribuir com a visão crítica e cidadã dos envolvidos no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com