TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização E Letramento Na EJA

Dissertações: Alfabetização E Letramento Na EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE NANUQUE – FANAN

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA

Autores: Claudiane Ramos Sobreira Sathler / Luciana Werner Henrique Moreira

Curso: 2º Licenciatura em Química e Sociologia

Tema / Delimitação do Tema: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA

Nos últimos anos percebe-se que a Pedagogia Contemporânea, junto com psicólogos e demais profissionais, tem assumido uma nova atitude diante dos principais desafios que estão presentes no espaço escolar. Deste modo, surgem novos métodos pedagógicos, didáticas, que procuram repensar as técnicas utilizadas para o ensino e a aprendizagem de qualidade para todos. Ao verificar um ligeiro aumento do analfabetismo no Brasil, e principalmente de jovens e adultos, as instituições escolares têm buscado através do projeto EJA, a superação do analfabetismo absoluto ou funcional de uma forma mais significativa de combater o presente desafio, alfabetizar e letrar a cada educando, independente de sua idade ou tempo sem frequentar a escola.

Problematização:

A Alfabetização e o Letramento deve ser uma preocupação de todos. Porém, é pelo Letramento que o indivíduo se torna um sujeito mais consciente de suas ações como cidadão no mundo. Daí a importância de favorecer uma Educação qualificada a todos que a desejam. Será que, o Projeto EJA tem conseguido Alfabetizar e Letrar nossos educandos? Pensando nisso, surge o objeto de estudo de nossa pesquisa.

Justificativa:

Somos Professoras da EJA há vários anos, e desde então, temos buscado alternativas de toda a ordem para tornar mais atraente o processo de Alfabetização e Letramento de nossos estudantes. Visto alguns, chegarem as nossas aulas, com as condições mínimas para ali estarem. Na maioria das vezes, impedindo o avanço da matéria, escrita ruim, dificuldade em interpretação, e tantas outras dificuldades pessoais. Partimos do princípio que não basta apenas o aluno ser alfabetizado, precisa também ser letrado. Logo, nos sentimos mais motivadas á aprofundar um pouco mais nossos estudos, á fim de, como também educadoras da EJA, despertar e motivar o interesse deles,através do processo de Alfabetização e Letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com