TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização Nos Dias Atuais

Pesquisas Acadêmicas: Alfabetização Nos Dias Atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES DAS AULAS 01 E 02:

Vocês terão três atividades para enviar neste portfólio da aula 02:

a) Pelo que estudamos a crítica, não depende do nosso gosto e que está fundamentada em aspectos do próprio texto. Não é necessariamente uma crítica negativa, pois permite apontar, também, os pontos positivos do texto. E que ao problematizar, estamos indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginação, a coerência, o raciocínio. Abrimos nossos olhos para novos significados, para novas leituras do mundo. Assim, elabore a crítica e a problematização do texto “PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS” (disponível no final desta página e também em: http://www.professorabaze.com.br/?pg=artigosler&id=39

Acessado em: 29 de março de 2014) .

a) Critica:

b) Problematização:

2. Como percebemos as normas da ABNT são necessárias. Para tanto elabore um parágrafo dizendo qual a importância de utilizar as normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos.

3. Dê exemplos de:

2(duas) referências de livros (poderá se de qualquer obra);

2 (duas) de capítulos de livros e;

2 (duas) de sites, de acordo com a ABNT.

(As referencias poderão ser sobre qualquer tema).

Esta atividade vale 2.0 (dois) pontos

Obs.: as três atividades deverão ser enviadas no portfólio 02, de uma única vez, isto é, em um único portfólio.

CÓPIAS NA ÍNTEGRA E OU PARCIAL É CONSIDERADO PLÁGIO, PORTANTO A ATIVIDADE SERÁ ZERADA.

Orientações para o envio das atividades:

 Todas as atividades encaminhadas das aulas deverão conter cabeçalho, conforme modelo abaixo, exceto a atividade da aula 08, pois refere-se ao Projeto, que necessita de capa e folha de rosto conforme modelo padrão UNIGRANET:

Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades:

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso Pedagogia a Distância

Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação

Aluno(a): ________________________________________ RGM: ___________

Professora: Terezinha Bazé de Lima

Aula ___: ______________________________________ (Título da Aula)

Polo:____________________________________________

 Formatação das atividades: margem esquerda e superior = 3cm; direita e inferior = 2cm. Texto justificado. Espaçamento entre linhas 1,5cm para o corpo do texto e nas referências o espaçamento entre linhas é simples. Fonte Times New Roman ou Arial e tamanho da letra 12.

 Inserir referência no final de cada atividade, mesmo que, o material de consulta seja somente o guia de estudos.

 A atividade será avaliada uma única vez, sem reavaliação, somente quando solicitado pelo professor para que seja reenviada a atividade pelo portfólio.

 Cópia de sites de internet ou qualquer outro material impresso, sem a devida referência do documento pesquisado, será considerado plágio e a avaliação daquela atividade não serão considerados.

 OBS.: enviar as atividades 01 e 02 no portfólio da aula 02, em um único portfólio (arquivo).

Artigo para a crítica e a problematização:

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS[1]

Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima [2]

A prática pedagógica da alfabetização, atualmente, vem sendo influenciada por alguns estudos e pesquisas sobre Conhecimento e Linguagem: Construtivismo, Socioconstrutivismo, Psicogênese da Língua Escrita, Análise do discurso e linguagem extraverbal.Construtivismo é a aplicação pedagógica dos estudos de Jean Piaget (1896-1980), educador, psicólogo, biólogo e filósofo suíço que reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem.

Ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget interessava uma visão transformadora da Epistemologia. Segundo suas pesquisas, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo se dá pela assimilação do objeto de conhecimento, no nosso caso, a Língua Portuguesa, a estruturas anteriores presentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas em função do que vai ser assimilado. Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Nesse enfoque, a função do professor é propiciar situações para que a criança construa seu sistema de significação, o qual, uma vez organizado na mente, será estruturado no papel ou oralmente. O Socioconstrutivismo é uma teoria que vem sendo desenvolvida a partir dos estudos de Vigotsky e seus seguidores. Vigotsky (1896-1934) graduou-se em Literatura na Universidade Moscou. Lecionou Literatura e Psicologia e criou um laboratório de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com