TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas notas sobre o conceito de ideologia

Seminário: Algumas notas sobre o conceito de ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Algumas Notas sobre o Conceito de Ideologia

Prof. Rogério Ferreira de Souza *

O conceito de ideologia apresentou modificações em seu significado ao longo da história. A princípio, com o seu criador Antoine Destutt de Tracy (1796) 1, ideologia significava a ciência das idéias, idéias essas que sustentam a vida social. Segundo Karl Mannheim, a concepção moderna de ideologia nasceu quando Napoleão opôs-se ao grupo de De Tracy achando que este grupo se opunha a suas ambições imperialistas, rotulando-os desdenhosamente de ‘ideólogos’. (Mannheim 1986:98)

Segundo Terry Eagleton (1997:69), se Napoleão denuncia os ideólogos, é porque estes são os adversários juramentados da ideologia, empenhados em desmistificar as ditatoriais ilusões sentimentais e a religiosidade divagante com a qual ele esperava legitimar seu governo.

Essa nova conotação do termo, influenciada pelo viés político, produz uma igualmente nova formulação do conceito de ideologia: no lugar de significar ciência das idéias passa a representar, em princípio, as próprias idéias entendidas como ilusórias e abstratas. Essa nova representação do termo e outras representações estão presentes em algumas obras de Karl Marx e Friedrich Engels, que serão analisadas na primeira parte deste artigo.

Na segunda parte, será feita uma análise crítica do conceito de ideologia nas duas obras citadas de Marx e Engels. Finalmente, buscar-se-á relacionar o conceito de ideologia ao de memória, no sentido de abrir o campo de discussão do conceito de ideologia para outras áreas.

Algumas definições de ideologia em Karl Marx (1818–1883)

e Friedrich Engels (1820–1885)

A extensa obra de Marx e Engels mostra, em diversas passagens, diferentes versões do conceito de ideologia. Não se pretende, com este trabalho, esgotar o assunto nem mesmo apresentar todas essas definições. Embora haja mais de uma definição do termo, como já foi mencionado, elas não são contraditórias entre si. Essas definições vão-se tornando mais complexas, à medida que os próprios autores vão amadurecendo em suas obras. Para este trabalho, foram selecionadas duas definições de ideologia que, longe de se oporem, complementam-se.

A primeira sistematização do conceito de ideologia foi apresentada por Marx e Engels, na Ideologia Alemã. Esta obra foi escrita de 1845 a 1846. Sua principal intenção era reestruturar os argumentos dos dois autores acerca do que pensavam sobre a realidade atordoada que os sufocava. Gorender (1983:XIII) resume o seu contexto de criação:

De 1845 a 1846, em contato com as seitas socialistas francesas e envolvidos com os emigrados alemães na conspiração contra a monarquia prussiana, encontraram tempo para se concentrar na elaboração de um livro de centenas de páginas densas…Iniciada em Paris, a redação do livro se completou em Bruxelas, onde Marx se viu obrigado a buscar refúgio, pois o governo de Guizot, pressionado pelas autoridades prussianas, o expulsou da França sob acusação de atividades subversivas. O livro não encontrou editor e só foi publicado em 1932, na União Soviética. Em 1859, Marx escreveria que de bom grado ele e Engels entregariam o manuscrito à crítica roedora dos ratos, dando-se por satisfeitos com terem posto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com