TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia moderna do conceito de ideologia nas obras de Karl Marx

Tese: Filosofia moderna do conceito de ideologia nas obras de Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

1. “Karl Marx, foi a decisão de compreender a realidade a partir da prática politica de uma classe social que permitiu a percepção dos mecanismos de denominação e exploração social, de onde surgiu a formulação teórica da ideologia”(livro: convite a filosofia, Autora: Marilena Chaui). Apartir desse trecho do livro acredito que o conceito de Karl Marx referênte a Ideologia ela determina pelas relações de denominação entre as classes sociais. Desde então começou a luta “contra a emancipação dos explorados” e tomou por consciência que todo e qualquer sujeito tem direito de se expressar com o livre arbítrio.

2. O processo de construção ideológico vêm antes de qualquer representação filosófica a "praxis" se dá antes da construção do processo intelectual e do pensar sua razão; contudo um serve como ponte para a construção do outro formando uma via de mão dupla.

3. Encontramos a ideologia presente na sociedade através do mercado consumidor, que consiste em que a mercadoria exerça domínio sobre o produtor e fascínio sobre o consumidor. Por exemplo, quando um certo indivíduo decide ir a uma loja de celulares, com a intenção de comprar um celular simples, prático e barato. Nesse instante, o vendedor tenta mostrar um modelo de celular mais moderno e caro, com camera digital de alta definição, mp3 e bluetooth. O consumidor acaba abrindo mão da proposta lançada pelo vendedor, pagando assim um preço maior, por uma coisa que naquele momento ele não estava sentindo necessidade ou falta.

A ideologia também está presente na moda nos dias de hoje na sociedade.. A mídia dita a ideologia da moda e as pessoas compram por puro modismo. Muitas vezes compram roupas desconfortáveis e as usam, só pq está na moda.

Enfim, podemos concluir que a ideologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e que nós as vezes participamos dela em algumas situações e nem percebemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com