TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia moderna do conceito de ideologia nas obras de Karl Marx

Tese: Filosofia moderna do conceito de ideologia nas obras de Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

R: Dentro do contexto filosófico comtemporâneo, o conceito de ideologia de Marx, se relaciona a plularidade, ou não filiação a uma única verdade abosluta, ou padrão unico, e o reconhecimento de várias culturas, ou seja, os valores que os homens criam nascem a partir das condições atuais sociais, históricas, culturais e individuais do período em que se vive e da sociedade dominante. As ideias não podem ser consideradas separadas das condições em que se vivem, e sim um conjunto de fatores e influências para um ideal especifíco.

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

R: Segundo o vídeo, doutrina ideológica se refere a aquilo que se põe diante de tudo. Próxima à propaganda, segue sendo visível, tomando a dianteira, trazendo imagens, simbolos propostas claras, se insere num contexto universal que aos poucos se torna abstrato onde todos passam a seguir pelo visível sem propor maiores reflexões. Dessa forma “a doutrina ideológica vem antes, pela frente.” Já a doutrina filósifca se refere à busca de conhecimento do que vem por trás da ideologia, busca as razões depois. Uso do tempo em pensamento para compreensão depois da história, buscando um sentido sem mascáras. Observância após e na quietude do que é apresentado. Assim compreende-se que “a doutrina filosófica vem depois.” O video ainda explica a confusão existente na busca do que vem por trás, entendendo ser a ideologia, quando na verdade é a filosófia.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

Exemplos: a) Ideologia de consumo: Propagandas que impulsonam consumidores a se fascinarem a comprar determinados produtos no objetivo de lhe conferirem algum benefício que, segundo a propaganda somente é alcançada na aquisição do determinado produto, que por muitas vezes é fora das necessidades reais do consumidor que abre mão de outro produto mais em conta ou mais simples, mais que atenderia as necessidades, por aquele estar em destaque. Esse exemplo pode ser aplicado no que diz repeito a eletroeletrônicos.

b) ideologia da moda: Também gerada por propagandas em vários veiculos de comunicação expondo que determinada marca, ou modelo e estilo de visual é o melhor ou o que lhe confere maior popularidade ou destaque se você adquirir e fizer uso. Também que determinadas roupas são apropriadas para uma determinada ocasião e outra não, e que se você não fizer uso da roupa que sugeriram adequada, você fica fora da moda, ou do padrão de moda do momento, se tornando uma pessoa brega ou antiquada, e então dentro dessa ideia a pessoa passa a se vestir da maneira imposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com