TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de ideologia na opinião dos filósofos

Artigo: O conceito de ideologia na opinião dos filósofos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

– De acordo com o filósofo Destutt de Tracy, o qual difundiu esse termo, Ideologia significa um conjunto ou sistema de ideias, logicamente ordenado e/ou o conjunto de ideias peculiar a determinados segmentos da sociedade.

Destutt, ao meu ver, quando se refere à Ideologia ele tenta explicar que esse termo significa tudo que pensamos conscientemente numa linearidade, e/ou tudo aquilo que pensamos de acordo com o que a sociedade criou, no qual somos devidamente frutos, afinal, essas ideias já estavam presentes antes de nascermos, fazendo com que, de certa forma, nos leve a concordar com elas, ou não. Lembrando que, as algumas ideias vão mudando de acordo com a década em que estamos, nos fazendo mudar de opinião de modo que o tempo vá passando, e nos fazendo enxergar de outra maneira, e criarmos nossa própria identidade;

Segundo Karl Marx, Ideologia é um sistema de pensamento também logicamente ordenado que, longe de ser neutro, está imbuído de instrumentos, iniciativas e discursos destinados à manutenção de uma classe sobre outra, bem como dos processos de exploração e alienação.

Karl Marx enfatiza a presença de instrumentos, a questão do livre-arbítrio. Ao meu ver, a definição para ele é mais voltada para a questão da libertação, da expressão de ideias que todos têm vontade de expor, mas que nem sempre tem coragem, fazendo-os levar a alienação em muitos casos, por suas ideias não serem aceitas e/ou respeitadas. Quando ele diz da manutenção de uma classe sobre a outra, da exploração, ele retrata o que até hoje acontece, o poder que está nas mãos daqueles que não sabem usar, subordinando uma classe, e “roubando” a identidade daqueles que assim como eles, tem direito de se exporem e expressarem o que sentem e acham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com