TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienista

Ensaios: Alienista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo;

O Alienista trata-se de um conto passado numa pequena cidade chamada Itaguaí, onde vivia um dos maiores (senão o maior) médico da época, chamado de Simão Bacamarte. Ele era um senhor de respeito, incondicionalmente apaixonado pela ciência, e num dos seus estudos, interessou-se em estudar o cérebro, e mais tarde, a loucura e suas causas. Partindo deste intuito, conseguiu autorização do governo local para construir a Casa Verde, prédio onde abrigaria, estudaria e trataria os (considerados) loucos da cidade e de seus arredores. Seria este um dos primeiros hospícios que já existiram em terras brasileiras. Os desajuizados estavam todos lá, porém Itaguaí horrorizou-se ao descobrir o enorme número de pessoas sãs que foram encarceradas lá por motivos que ninguém compreendia. Começou em Itaguaí uma rebelião contra o governo, o medo de serem todos capturados e levados para o hospício fez com que os habitantes de Itaguaí se reunissem e protestassem a fim de demolir a Casa Verde. Protesto este que virou arruaça e acarretou mortes e pessoas feridas.

Em pouco tempo, derrubaram o governo e assumiram o poder, elegendo um deles (o barbeiro Porfírio) como o novo governante. Quando este falhou ao tentar parar Simão, eles elegeram outro, porém , logo depois disto a guarda do vice-rei chegou,e impôs novamente a ordem e o governo em Itaguaí.

O tempo passou, e só depois que quatro quintos da população já estavam recolhidos na Casa Verde, que Simão chegou a conclusão (revolucionária, para a época), de que o desequilíbrio das faculdades mentais, era algo normal, de todas as pessoas, sendo considerado algo patológico apenas os casos em que esse desequilíbrio fosse ininterrupto. Com isso, ele libertou todos os habitantes da Casa Verde, antes presos por alguma mania sem sentido ou algum exagero extremo na hora de fazer ou falar algo, entre outras “loucuras normais” do ser humano. Depois de um tempo, Simão teve uma nova epifania de raciocínio, e a situação inverteu-se : Passou a aprisionar na Casa Verde para estudo apenas aqueles que estivessem no seu perfeito juízo, pois uma vez que todos eram meio loucos, aqueles completamente sãos, é que deveriam ser suspeitos de serem “anormais”.

Depois de ter “curado” cada um deles, descobrindo a loucura de cada um, Simão teve um conflito interno. Percebeu que não encontrava uma loucura dentro de si. E quando um de seus amigos sugeriu que ele sofresse do “Mal da Modéstia”, ele trancou-se na Casa Verde, sozinho, procurando pela sua cura. Lá, morreu alguns meses mais tarde. Esse foi o fim do doutor que mudou completamente a definição que o ser humano tinha de loucura e sanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com