TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO TEXTO "O Alienista"

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO DO TEXTO "O Alienista". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 2

O livro “O alienista” de Machado de Assis, tem como protagonista da história o Dr. Simão Bacamarte, o qual era um médico conceituado em Portugal e na Espanha, e que decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria. Iniciando um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Instalou-se na Vila de Itaguaí, onde funda a Casa Verde (com o objetivo de materializar suas ideias, mas acabou se tornando vítima delas), um hospício, o qual passa a ser abastecido de cobaias humanas para as suas pesquisas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas; o vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa, sendo que na verdade eram apenas comportamentos, às vezes, estranhos. No decorrer do texto, a opinião das pessoas sobre a Casa Verde irá mudar inúmeras vezes, por vez apoiando Simão Bacamarte, e por vez querendo matá-lo.. A ciência era o universo daquele médico, e ele vivia estudando. No entanto, fica claro que no desenrolar do conto este médico passa a representar claramente a caricatura do tiranismo da ciência no século XIX.

Por conseguinte, Dr. Bacamarte durante suas análises de pesquisa cria quatro teorias. Sendo a primeira delas “todo indivíduo que apresentar algum tipo de demência deve ser internado na Casa Verde; a segunda: “são loucos aqueles que apresentarem um comportamento anormal de acordo com o conhecimento da maioria”; a terceira: “A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades, fora daí, insânia, insânia e só insânia”, ou seja, todos os indivíduos ditos normais são um pouco loucos e incoerentes. Logo, os indivíduos que deveriam se internados eram os que apresentassem total equilíbrio das faculdades mentais.

No entanto, no decorrer das observações, todos os que apresentassem algum tipo de comportamento equivocado durante a internação receberiam alta. Todavia, nesse meio tempo uma multidão se revolta em defesa da grande quantidade de cidadãos que já haviam sido internados equivocadamente, mas no final todos os revoltosos também são tidos como loucos pelo alienista, e por isso são todos internados.

Em pouco tempo o Hospício estava vazio, pois de acordo com as conclusões de seus estudos nenhum deles apresentava um juízo perfeito. Neste momento o Doutor chega a conclusão de que o único louco da Vila de Itaguaí era ele mesmo, sendo essa sua quarta e ultima teoria. A partir dessa descoberta, a Casa Verde é fechada e nela o Dr. Simão Bacamarte passa o resto da sua vida sozinho.

Assim como Garcia Roza defende, o Dr. Simão Bacamarte não tem os indivíduos como seu objeto de estudo, mas sim os conceitos e teorias que eles tem, ou seja, o homem é apenas um meio de se analisar o objeto de estudo. Sendo esse objeto composto pelos conceitos e teorias que ele possui e produz, e não o individuo em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com