TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudável

Projeto de pesquisa: Alimentação Saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

PROFUNCIONÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS

CRECHE MUNICIPAL GERCINA BORGES TEIXEIRA

TURMA TÉCNICA: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR

PROJETO: Alimentação Saudável

Prática Supervisionada Técnica Pedagógica

Cursistas:

Alexângela Pereira de Santana Assunção

Cicera Miranda Pereira

Lís de Balnea Boacina da Silva

Maria Lúcia Pereira Neves da Silva

Maria Nilzilene Ribeiro de Oliveira

Werdeth Marinho Sodré

Tutoras:

Constância Azevedo

Maria Helena

TOCANTINÓPOLIS

AGOSTO/ 2009

PROFUNCIONÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS

Formação Técnica Pedagógica em Alimentação Escolar e Infra-Estrutura Escolar

TOCANTINÓPOLIS

AGOSTO/ 2009

SUMÁRIO

1 – Apresentação

2 – Identificação

3 – Justificativa

4 – Objetivos

5 – Metas

6 – Recursos

7 – Metodologia

8 – Cronograma

9 – Avaliação

10 – Bibliografia

11 – Anexos

APRESENTAÇÃO

Os cursistas do Profuncionário com o propósito de implantar uma alimentação saudável para os alunos da Creche Gercina Borges Teixeira, elaborou várias ações do Projeto Alimentação Saudável para adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância. “A escola nos apareceu o local perfeito para a promoção de saúde, uma vez que nossa proposta pedagógica está embasada na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulado a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar.

Portanto, sabe-se que as crianças de hoje estão a cada dia mais se alimentando de produtos industrializados que fazem mal à saúde e recusando alimentos saudáveis, importantes para o bom funcionamento do organismo. É importante que compreendam o papel de uma alimentação equilibrada, os valores nutritivos dos alimentos e suas propriedades benéficas no sentido de prevenir doenças. Além de se conscientizarem que a fome é problema sério.

IDENTIFICAÇÃO

CRECHE MUNICIPAL GERCINA BORGES TEIXEIRA

TOCANTINÓPOLIS – TO

Está situada na Rua Boa Vista Centro e foi fundada no dia 08 de outubro de 1989, na administração do Senhor José Bonifácio Gomes de Sousa, atendendo como posto de saúde.

A partir do ano de 1990, começou a funcionar como creche, recebendo crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, cuja titular da pasta na época era a senhora Neusa Terbino de Sousa e a primeira gestora da creche foi a senhora Marlene Leitão de França.

No ano de 1995 a creche ganha um novo perfil de funcionários e, assume a gestão a senhora Ione Borges Pinheiro, tendo como assistente social a senhora Marinalva Carneiro. A senhora Ione geriu a creche até o mês de janeiro de 2005, quando então foi substituída pela senhora Andréia de Sousa Melo, que durou pouco, ficando apenas até o fim do mês de agosto do mesmo ano. Em setembro assume a gestão Zanadreya Marinho Sodré.

Dentre as mudanças ocorridas está a implantação da do atendimento de Educação Infantil para as crianças de idade supracitadas, todas promovidas de família de baixa renda, sendo atendidas em períodos integral, ou seja, das 07:00 às 17:00 horas.

Alguns fatos marcaram a vida da creche, como a realização de festas de aniversários dos funcionários em dois momentos: no mês de julho para aniversariantes do primeiro semestre e, no mês de dezembro para aniversariantes do segundo semestre, além da realização de cursos de confecção de enxovais para gestantes.

Com o advento educacional, a creche também vinculou – se à Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Tocantinópolis – TO, que passou a gerir e acompanhar o processo pedagógico.

A equipe pedagógica é composta por 10 professores, sendo 01 especialista em Inspeção Escolar, 03 graduandos em pedagogia e os demais formados na modalidade Normal Médio.

A Creche conta com 01sala para Direção / Secretaria, 01 coordenação Pedagógica, 04 salas de aula, 01 refeitório, 02 banheiros para funcionários masculino / feminino e 01 banheiro para a clientela escolar, deposito de merenda, 01 cozinha e 01 pátio aberto para lazer.

A Creche Gercina Borges Teixeira está situada na Rua Boa Vista n° 113, Centro, Tocantinópolis – TO. Sua proposta pedagógica é socioconstrutivista e interacionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com