TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudável

Ensaios: Alimentação Saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável

Março-2014

Santo André-SP

Introdução

A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. São direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida.

As práticas alimentares no primeiro ano de vida constituem marco importante na formação dos hábitos alimentares da criança. Esse período pode ser dividido em duas fases: antes dos seis meses e após os seis meses. No primeiro semestre de vida recomenda-se que a criança seja amamentada exclusivamente. A partir de seis meses a criança deve receber outros alimentos além do leite materno. Assim, é de fundamental importância que as mães, cuidadores e a família, recebam nesse período, orientações e sejam apoiadas para a adequada introdução dos alimentos complementares.

Os dados da pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde, em 2008, mostram que a prevalência de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses foi de 41% e em menores de 4 meses, 51,2% ou seja, observa-se um indício de que existe a introdução de alimentos líquidos ou sólidos em momento não oportuno

Para chamar atenção dos países sobre o impacto das práticas alimentares no estado nutricional, na saúde e sobrevivência das crianças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) elaboraram a Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância.

Amamentação e Alimentos Complementares

É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe os nutrientes necessários para o organismo, por isso é essencial que eles sejam alimentados durante os primeiros seis meses exclusivamente com leite materno.

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno funciona como uma vacina e protege a criança de muitas doenças, como a anemia. Além disso, o leite é rico em molécula PSTI, responsáveis por proteger e reparar o intestino do bebê, o que evita as cólicas intestinais. Outro benefício é a sucção do peito que a amamentação exige. O movimento é um excelente exercício para o desenvolvimento dos músculos da face da criança e ajuda na formação da arcada dentária, da fala e melhora a respiração da criança.

O aleitamento materno auxilia também a recuperação da mãe, diminuindo o risco de hemorragia, anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário, além de estreitar os laços entre a mãe e o bebê.

A partir dos seis meses, o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são chamados de alimentos complementares. Porém, a alimentação complementar é para complementar o leite materno e não para substituí-lo.

Os alimentos oferecidos no início da alimentação complementar devem ser espessos, obtendo consistências pastosas (purês e papas) e aumentando gradativamente a consistência da refeição até que os mesmos alimentos preparados para a família sejam oferecidos para a criança. Deve ser feita com colher ou copo no caso da oferta de líquido

. FONTE: Ministério da Saúde, 2009.

Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável

A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

ENPACS- Estratégia de apoio e promoção da alimentação saudável na atenção básica. Tem como objetivo:

1. Incentivar a orientação alimentar como atividade de rotina nos serviços de saúde.

2. Complementar a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade

3. Respeitar a identidade cultural e alimentar das diversas regiões brasileiras.

Rede Amamenta Brasil- - Estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na atenção básica. Tem como objetivo:

1. Despertar nos profissionais de saúde a fome do saber, estimulando-os a serem os construtores de seu próprio conhecimento.

2. Elaborar novas estratégias de qualificação dos recursos humanos em saúde, adequadas à realidade do processo de trabalho.

3. Pactuar metas factíveis com a responsabilidade de todos para realizar mudanças desejadas.

- Comparativo

Semelhanças

-Temáticas

-Ambas utilizam SISVAN

-Dificuldade de acompanhamento

-Função do tutor

-Necessidade de reforçar o papel estadual e municipal

-Intenção de monitorar indicadores de resultado

Diferenças

-Certificação

-ENPACS trabalha conteúdo, enquanto o Amamenta Brasil trabalha o processo.

Implantação da estratégia

Para a efetivação da estratégia os estados e municípios deverão se organizar para formar os profissionais da atenção básica por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com