TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alise De Sistemas

Monografias: Alise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Componetes Básico de Um Sistema de Informação 4

2.1.1 Tipos de Sistemas de Informação 4

2.1.1.1 Áreas Funcionais Básicas de uma Empresa 4

3 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.1 Organização (Privada e Publiva) 5

3.2 Areas Funcionais Básicas de uma Empresa 5

4 CONCLUSÃO 7

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 10

1 INTRODUÇÃO

O que gerou uma grande evolução nas produções de larga escala nas indústrias foram as evoluções tecnológicas, que são capazes de substituírem as limitações humanas.

Antes trabalhos repetitivos que eram realizados por mão de obra humana onde causavam certos problemas físicos, foram substituídas por maquinas automatizadas capazes de realizarem as mesmas atividades em menos tempo mais precisão alem do aumento na produção a automatização reduzirá bruscamente os acidentes.

A evolução tecnológica que tem como base o uso dos computadores e softwares trás uma total ampliação do celebro humano o que podemos chamar de automação. Esse processo visa a facilitar os trabalhos administrativos e aumenta a produtividade humana.

A “era da informação” que estamos vivenciando hoje está causando muitas mudanças em vários setores do mercado e parte deles nas cúpulas administrativas, alterando formas e conceito pré-estabelecidos décadas atrás. Isso tudo graças a mercados mais exigentes e competitivos que vem surgindo constantemente. Uma tecnologia que vem se destacado no mundo dos negócios e empreendedorismo e a TI (Tecnologia da Informação) essa ferramenta vem sendo implantada nas organizações e facilitando os meios administrativos e burocráticos.

Uma das dificuldades antes encontradas pelas organizações a tão preciosa informação que e considerada fundamental em qualquer ambiente seja interno ou externo, hoje não esta tão difícil assim graças à globalização que se formol através de vários meios de comunicação disponíveis e redes corporativas, um exemplo disso e a Internet.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).

2.1 COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES

A administração nos tempos atuais esta diretamente alinhada com a tecnologia devido à mesma oferecer praticidade e rapidez que se propaga a informação que é hoje um item de muita necessidade em uma corporação.

A composição de um sistema de informação é baseado em pessoas, hardware, software, dados e redes, esses cinco recurso tem como finalidade

e dispor informações aos gestores para que possam planejar os alvos almejados.

Antes que uma organização saia procurando um sistema de informação computadorizado é necessário que haja uma análise antes da implantação do mesmo, para que não ocorra imprevistos. É imprescindível que seja um sistema que atenda as necessidades especificas que atenda as suas necessidades.

Sistemas de Informação Computadorizados são criados quando agregamos vários dispositivos computacionais através de uma rede de computadores, que utilizam uma base de dados e outros programas, os quais são operados continuamente por uma ou mais pessoas ao longo de um período de tempo. Estes sistemas realizam em geral um conjunto de tarefas que suportam o funcionamento de uma organização (pública, privada, doméstica ou pessoal). No momento que em os dados manipulados pelo sistema fazem sentido para o funcionamento da organização eles criam "informação".

Um sistema de informação computadorizado, ou simplesmente sistema de informação, é, portanto uma associação entre:

• Sistemas de computadores (hardware e software);

• Bases de dados

• Bases de softwares

• Pessoas

• Procedimentos e regras de operação ao longo do tempo;

• Redes de computadores;

Cujo objetivo é consumir e produzir dados que produzem informações úteis para guiar as ações de um sistema mais amplo (organização) que o suporta.

Figura 3.1 Organização (publica ou privada)

http://www.cic.unb.br/~jhcf/MyBooks/iti/Sistemas%20de%20Informacao/sistemasdeinformacaocomputacionais.htm

Recursos Humanos

Especialistas – analistas de sistemas, programadores, operadores de computador.

Usuários Finais – todos os demais que utilizam sistemas de informação.

Recursos de Hardware

Máquinas – computadores, monitores de vídeo, unidades de disco magnético, impressoras, scanners óticos.

Mídias – disquetes, fita magnética, discos óticos, cartões de plástico, formulários em papel.

Recursos de Software

Programas – programas de sistemas operacionais, programas de planilhas eletrônicas, programas de processamento de textos, programas de folha de pagamento.

Procedimentos – procedimentos de entrada de dados, procedimentos de correção de erros, procedimentos de distribuição de contracheques.

Recursos de Dados

Descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com