TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aluminio

Seminário: Aluminio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Seminário  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA

O alumínio é um metal leve e resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de oxidação que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico, nem magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito.

Há mais de sete mil anos, os ceramistas da Pérsia fabricavam vasos de barro com óxido de alumínio (conhecido atualmente como alumina) e, trinta séculos mais tarde, os egípcios e babilônicos utilizavam outro composto similar em seus cosméticos e produtos medicinais. No entanto, a real existência e funcionalidade do alumínio ainda eram desconhecidas.

O químico inglês Humphrey Davy conseguiu provar a existência do alumínio em 1808. Já em 1821 o francês P. Berthier descobre no sul da França, um minério avermelhado com 52% de óxido de alumínio. É a descoberta da bauxita, matéria prima para a produção de alumina. Quatro anos depois, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted conseguiu isolar o alumínio a partir do cloreto de alumínio, produzindo pequenas quantidades do metal. Tantas experiências bem sucedidas nos estudos da produção de Alumínio permitiram que seu custo baixasse de US$ 545 para US$ 17 o grama, quase o mesmo valor da prata.

O americano Charles Martin Hall, aluno da Oberlin College de Ohio descobriu como fabricar óxido de alumínio: a alumina. Em 1886, Hall colocou em um recipiente certa quantidade de cristal de criolita com alumina e passou uma corrente elétrica. Várias partículas de alumínio foram formadas a partir desta técnica de redução, conhecida como processo de Hall-Héroult, que em 1888 produziu a primeira peça de Alumínio feita industrialmente. Até hoje, a técnica de Redução eletrolítica é o único processo de produção de alumínio em quantidades comerciais.

O Alumínio é o metal do passado, do presente e continuará a direcionar as inovações do futuro. Em 2011, o Alumínio fez 125 anos, graças a essa descoberta fascinante, milhares de produtos modernos foram fabricados ultilizando menos energia, com maior segurança, leveza, podendo ser reciclado infinitas vezes

A reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio e reforça a vocação de sua indústria para a sustentabilidade em termos econômicos, sociais e ambientais. Ele pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, como é o caso de outros materiais.

O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. Utensílios domésticos como latas de bebidas, molduras de janelas, peças automotivos, entre outros, podem ser fundidos e empregados novamente na fabricação de novos produtos.

A reciclagem do alumínio economiza recursos naturais e energia elétrica, consumindo apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio primário. Para cada quilo de alumínio reciclado, são economizados cinco quilos de bauxita (minério utilizado para a produção do alumínio). Em 2004, a reciclagem de 270 mil toneladas de alumínio, poupou 1,3 milhões de toneladas de bauxita. Segundo dados da Associação Brasileira de Alumínio, o Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latinhas de Alumínio, reciclando quase 95% de sua produção. O mercado Brasileiro de reciclagem, movimenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com