TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente E Doenças Do Trabalho

Monografias: Ambiente E Doenças Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTUDOS E PESQUISA

Para facilitar seu estudo, os conteúdos são organizados em unidades, subdivididas em capítulos, de forma didática, objetiva e coerente. Eles serão abordados por meio de textos básicos, com questões para reflexão, entre outros recursos editoriais que visam a tornar sua leitura mais agradável. Ao final, serão indicadas, também, fontes de consulta, para aprofundar os estudos com leituras e pesquisas complementares.

A seguir, uma breve descrição dos ícones utilizados na organização dos Cadernos de Estudos e Pesquisa.

Provocação

Pensamentos inseridos no Caderno, para provocar a reflexão sobre a prática da disciplina.

Para refletir

Questões inseridas para estimulá-lo a pensar a respeito do assunto proposto. Registre sua visão sem se preocupar com o conteúdo do texto. O importante é verificar seus conhecimentos, suas experiências e seus sentimentos. É fundamental que você reflita sobre as questões propostas. Elas são o ponto de partida de nosso trabalho.

Textos para leitura complementar

Novos textos, trechos de textos referenciais, conceitos de dicionários, exemplos e sugestões, para lhe apresentar novas visões sobre o tema abordado no texto básico.

Sintetizando e enriquecendo nossas informações

Espaço para você, aluno, fazer uma síntese dos textos e enriquecê-los com sua contribuição pessoal.

abc

INTRODUÇÃO

O meio ambiente pode ser considerado um sistema fechado (a terra) onde sua sustentabilidade depende de um equilíbrio de todos os fatores presentes nele. Este sistema há milênios permitiu que o homem fizesse parte dele, mas com a descoberta do fogo e com a formação de assentamentos humanos o homem vem testando os limites da natureza, ampliando este equilíbrio a seu favor. Tal “embate” teve um grande incremento com a revolução industrial, e chegou ao ápice no século XX, momento em que foi questionado até quando o planeta permitirá este deslocamento do equilíbrio ambiental, com alteração do ar, do solo, das águas e da eliminação de animais e de plantas.

A questão ambiental passou a ser objeto de intensa preocupação para vários países, principalmente após 1970 (com a primeira crise do petróleo, quando a sociedade, de forma geral, descobriu os limites dos recursos naturais), mesmo considerando que os impactos ambientais sofridos pela Terra, devido à ação antrópica, já eram discutidos há mais tempo.

A origem do movimento de defesa do meio ambiente de forma pragmática efetivou-se após o manifesto do Clube de Roma que fez uma previsão dos riscos decorrentes do crescimento econômico contínuo, sedimentado em recursos naturais escassos. Surgiu, a partir daí, a formação dos primeiros movimentos ecológicos.

Na última década do século XX, a tomada da consciência mundial quanto à importância das questões ambientais faz com que a abordagem se fundamente na premissa de que: “o homem deve estar preparado para internalizar os custos da qualidade de vida em seu orçamento, pagando o preço de manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com