TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Escolar

Trabalho Escolar: Ambiente Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR POR PARTE DOS ALUNOS: TEMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA.

Feira de Santana-BA/2014

CENTRO CIENTÍFICO CONHECER

Orientador: Profº Estevão Keglevich

Feira de Santana- BA/2014

APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR POR PARTE DOS ALUNOS: TEMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA.

Este trabalho é a síntese ilustrativa de um projeto nomeado como: Apropriação do ambiente escolar pelos alunos, exigido pelo Centro Cientifico Conhecer para fins avaliativos aos alunos do curso: PROJETOS EDUCACIONAIS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO. Sob supervisão do professor Estevão Keglevich.

DISCENTES: Luciana Santana de Souza;

Mariana Ribeiro dos Reis;

Luziane Alves Ferreira Borges;

Rubyanna Carla Duarte Rocha Teles;

Everton da Silva ferreira.

Feira de Santana-BA/2014

INTRODUÇÃO

No Brasil crianças e adolescentes passam em média 4,5 horas na escola diariamente, isso constitui cerca de 20% do total de horas do dia. Sendo assim é necessário que além de fornecer conteúdos educacionais, o ambiente escolar precisa ser atraente. O presente projeto constitui uma proposta de tematização das salas de aula (ambiente em que o estudante passa maior parte do tempo), para que justamente exista uma identificação pessoal dos alunos com o ambiente.

Esse projeto surge a partir da problemática falta de recursos enfrentada pelas escolas publicas em contrapartida com a maior necessidade de investimento na qualidade da educação em geral.

TÍTULO DO PROJETO

APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR POR PARTE DOS ALUNOS: TEMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA.

JUSTIFICATIVA

Findado o ano letivo de 2013, a estrutura física da escola encontra-se desgastada devido aos percursos do período passado, sendo necessários reparos, como por exemplo, a pintura das paredes. O governo estadual responsável pela distribuição de recursos para o colégio x, situado no bairro Mangabeira/ Feira de Santana- Bahia, durante o inicio do ano letivo de 2014 não disponibilizará a verba necessária para pintura e recuperação das salas de aula. Sendo assim, o projeto visa proporcionar aos estudantes a oportunidade tanto de obterem um ambiente limpo, quanto semelhante aos próprios adolescentes, que terão liberdade para caracterizar o espaço de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

 Desenvolver o sentimento de valorização do ambiente escolar criando um ambiente mais próximo do aluno, um ambiente em que ele se identifique como alguém importante no seu meio.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 Incentivar a conservação do patrimônio escolar;

 Promover integração entre os alunos;

 Valorizar as competências e habilidades dos alunos.

METODOLOGIA

O projeto será apresentado aos alunos durante a abertura do ano letivo. Como critério para participação do mesmo, ficou estabelecido que o aluno deve apresentar sua proposta para ornamentação da sala de aula. Cada sala de aula é composta de três paredes excluindo a parede do quadro, terá um lado de parede reservado para cada turno (matutino, vespertino, noturno). Estabelecido o prazo de 20 dias para a apresentação das ideias, o professor responsável pela turma deverá conduzir o processo democrático de escolha da melhor ideia para esta finalidade.

A criatividade neste caso está livre, podendo ser expressa através de frases, trechos de musicas, desenhos, grafites, reciclados, artesanatos, ou composições entres estas formas, devendo apenas respeitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com