TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente escolar

Tese: Ambiente escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  5.432 Palavras (22 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 22

Etapa 4 :

Os ambientes escolares têm como objetivos a aprendizagem dos alunos, a organização e gestão escolar que desenvolvem métodos a serem usados para melhorar a qualidade da aprendizagem e pra que ela seja eficaz. Os professores dentro de sala vão aplicar estes métodos com os alunos. Com isso precisam trabalhar juntos pra que o resultado final seja o esperado. Não se podem valer normas escolares só para uma sala, mas sim valer para toda dependência da escola, a direção juntamente com os professores tem que tomar decisões morais para formar seus alunos, desenvolvendo práticas de cidadania e outros conteúdos curriculares. Pra que a escola funcione todos devem colaborar e atuar de forma que o professor tenha conhecimento em formas de organização curricular, planos de ensino e projetos pedagógicos curriculares, pois como um profissional docente ele tem que estar preparado para qualquer imprevisto dentro de suas competências deve-se possuir conhecimentos necessários para isso. Portanto a escola e o professor têm que ter responsabilidade, respeito, diálogo e cooperação para fazerem o seu melhor e isso refletirá na educação e no ensino de todos os seus alunos. Pois a aprendizagem é prioridade em todo esse processo. .

Passo 3: Ler e interpretar o artigo 13 da LDB 9394/96.

Art. 13

participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino:

A elaboração da proposta pedagógica é uma tarefa coletiva.c Cada professor tem o direito e o dever de participar de sua elaboração. É neste ambiente que nasce o espírito de comunidade educativa.

• elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino:

Com base no projeto pedagógico da escola, cada professor deve elaborar e cumprir seu próprio plano de trabalho, prestando contas de seu desempenho à direção da escola através dos mecanismos por ela adotados de acompanhamento e avaliação de sua atuação.

• zelar pela aprendizagem dos alunos:

O que significa zelar pela aprendizagem dos alunos? Significa que o professor além de ensinar e avaliar deve decidir o que fazer com os resultados da avaliação em termos de introduzir ajustes e melhorias em seu modo de ensinar. O professor só é bom quando os alunos aprendem. Se isto não ocorre. O professor deve identificar o motivo dessa situação e procurar corrigi-los, envolvendo, quando necessário, as instâncias escolares superiores.

• Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento:

A recuperação dos alunos de menor rendimento é um dever indelegável de cada professor e faz parte do seu zelo pela aprendizagem de seus alunos. A recuperação além de uma questão técnico-pedagógica reveste-se de uma dimensão ética. Quando este processo se faz sem a devida qualidade.

• ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento e à avaliação e ao desenvolvimento profissional:

O cumprimento rigoroso do calendário escolar é um direito dos alunos e de suas famílias que o professor não pode deixar de respeitar. Quando reposições de aula são estruturadas de modo a prejudicar o calendário letivo e a carga horária, mais do que uma questão política e administrativa, estamos confrontados com uma questão de ética.

• colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.”

A melhoria das relações da escola com a família e a comunidade não é um dever apenas da direção da escola. O professor por ser aquele que se relaciona mais diretamente com os alunos desempenha um papel fundamental nesta relação.

Passo 4

I.A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos de respeito ao bem comum e a ordem democrática;

II. Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

III. Orientação para o trabalho.

IV. Promoção do desporto educacional e apoio ás práticas desportivas não formais.

A direção pode juntamente com a equipe docente:

Trabalhar profundamente nas questões de relações sociais para que assim formem cidadãos capazes de exercer seus direitos e deveres. Respeitando o ritmo de cada aluno em seus distintos graus de desenvolvimento, seja ele o que se julga adequado a cada idade, ou o chamado supletivo, onde é possível obter a formação em curto prazo.

Orientar, trabalhar e discutir sobre a importância do trabalho, das profissões e colocar também as funções que cada profissão escolhida pelo aluno, exerce, para que dessa forma o aluno consiga maior certeza do que quer seguir como carreira. Trabalhar cada vez mais o esporte nas escolas, como já temos implantada nas instituições a educação física, podendo assim incentivar os alunos a cuidar do corpo e principalmente da saúde. E que os jovens estejam preparados para processos políticos se preocupando com o desenvolvimento social.

Etapa 5:

Aula – tema: Gestão Escolar Democrática.

Passo 1: Ler o texto a seguir e discutir sobre as formas de gestão que atendem às perspectivas de uma gestão democrática e participativa:

A gestão democrática e participativa não se resume apenas a um conjunto de ações organizadas e compartilhadas em benefício da escola; exige, também, a construção interativa de uma postura que pressupõe a revisão de atitudes em relação à vida, à educação e à escola.

[...] na concepção sociocrítica, a organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e como o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomadas de decisões. [...] A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com