TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aminoacido

Artigo: Aminoacido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 5

TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE

1- INTRODUÇÃO

A titulação uma técnica comum utilizada em laboratório de analises química quantitativa usado para determinar a quantidade a concentração de um reagente conhecido, numa determinada solução. Um certo volume de um ácido é titulado através da utilização de uma base forte, normalmente o hidróxido de sódio (NaOH), de concentração conhecida. O NaOH é adicionado em pequenas quantidades até o ácido ser neutralizado, o que pode ser indicado através de um pH metro. A concentração do ácido na solução original pode ser determinada através do volume de NaOH adicionado.

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. È utilizado também em reações química por sua por sua alta reatividade.

A glicina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. È codificados pelos codões GGU,GGC,GGA e GGG. A glicina também é o único aminoácido que não apresenta actividade óptica. A presença da glicina inibe a formação de hélices alfa mas facilita a formação de voltas beta na estrutura secundária de proteínas por ser um aminoácido que apresenta um alto grau de flexibilidade quando intergrado numa cadeia polipeptídica

Ajuda na fabricação de outros aminoácidos é parte e da estrutura da hemoglobina e cytocromos ( enzimas envolvidas na produção de energia ). Tem efeito calmante e necessário para conservação da pele e dos tecidos musculares.

2- OBJETIVOS

Determinar o pL, ( ponto isoelétrico ) ou seja é o valor do ph onde uma molécula, por exemplo um aminoácidos ou uma proteína , apresenta carga elétrica liquida igual zero.

3- MATERIAS UTILIZADOS

 30 ml glicina 1 M

 50 ml solução de NaOH 0,02 M padronizado

 5 ml formaldeído neutralizado

 01 Bureta

 02 Erlenmeyers de 200 ml

 10 ml Fenolftaleína 0,5g/L

 01 Phmetro

4- PROCEDIMENTO

Em Erlenmeyers foi adicionado 50 ml de glicina a 1m ,adicionou 4 gotas de fenolftaleína e 3 ml de formol a 10% homogeneizado sempre .Acrescentou-se numa bureta de 25 ml o NaOH 0,02.

Iniciar o processo de titulação e verifica a cada meio ml a leitura de ph da solução de aminoácido anotando os seus valores.

A partir deste procedimento foi traçado um gráfico (curva e titulação).

5- RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foi feita uma leitura do Ph da solução de aminoácidos, resultados abaixo.

NaOH (0,2 M) ml PH

1,0 ml 5,68

1,5 ml 5,83

2,0 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com