TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostragem

Resenha: Amostragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Amostragem

Amostragem é uma técnica de seleção de uma amostra que possibilita o estudo das características de uma população.

. Amostragem Aleatória Simples: Todos os elementos da população têm a mesma chance de serem selecionados. Atribui – se a cada elemento da população um numero distinto. Efetuam- se sucessivos sorteios até completa o tamanho da amostra n. Para realizar o sorteio, utiliza a tábua de números aleatórios (anexo) que consistem em tabelas que apresentam dígitos de 0 à 9 distribuídos aleatoriamente.

Exemplo:

1. Se estivéssemos interessados na altura dos alunos basta numerar a sala, sortear e anotar as estaturas dos alunos sorteados.

Numero sorteado Aluno Estatura

16 Antônio Rezende 140

09 Flavia Teixeira 167

13 Humberto Rodrigues 150

. Amostragem Sistemática: Conveniente quando a população está ordenada segundo algum critério como fichas, lista telefônica.

Exemplo 1: Em uma produção diária de peças automotivas, podemos a cada 20 peças produzidas, retirar uma para pertencer a uma amostra da população de um dia.

Exemplo 2: Se N= 5.000 é o tamanho da população e precisamos de uma amostra de n = 250, dividimos N/n = 20. Selecionamos ao acaso um numero de 1 a 20. Suponha que saiu o numero 7:

1. 1ª unidade a ser selecionada 7ª

2. 2ª unidade a ser selecionada 20 + 7= 27ª

3. 3ª unidade a ser selecionada 27 + 20= 47ª

4. 67ª, 87ª,..., 4987ª dado um total de 250 unidades.

. Amostragem estratificada: No caso da população em que se podem distinguir subpopulações mais ou menos homogêneas denominadas estratos. Após a determinação dos estratos, seleciona- se uma amostra aleatória simples de cada estrato. As varáveis de estratificação mais comuns são: Classe social, idade, sexo, profissão.

Amostragem Estratificada proporcional: A proporcionalidade do tamanho de cada estrato da população é mantida na amostra. Exemplo: Se um estrato abrange 20% da população, ele também deve abranger 20% da amostra.

Amostragem Estratificada uniforme: Selecionamos o mesmo numero de elementos em cada estrato. É o processo usual quando se deseja comparar os diversos extratos.

Exemplo: Numero de pessoas que vivem nos domicílios de Ribeirão Preto. Divide os domicílios em níveis socioeconômicos e depois selecionar domicílios em cada nível aleatoriamente (Renda baixa, média, alta).

. Amostragem por conglomerados: Há subdivisão da área á ser pesquisada por bairros, quarteirões, domicílios, famílias que serão sorteados para composição dos elementos da amostra e a pesquisa será realizada de forma sistemática ou simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com