TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Adm

Casos: Analise Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

CLEIDE DOS SANTOS OLIVEIRA

GESTÃO DE PROCESSOS

Camaçari-Ba

2014

CLEIDE DOS SANTOS OLIVEIRA

GESTÃO DE PROCESSOS

ANALISE ADMINISTRATIVAS

Trabalho solicitado pela Profº Gilson, da disciplina de gestão financeira do 4º semestre de administração da FAMEC, como complemento da Iª unidade.

Camaçari-Ba

2014

Introdução

Em um mercado financeiro cada vez mais complexo e competitivo, onde as empresas estão inseridas de maneira peculiar, o gestor financeiro tem um papel cada vez mais importante dentro de uma empresa, principalmente, empresa de pequeno e médio porte. Partindo desse prisma dividimos aqui, a gestão financeira, em dois vértices: gestão operacional e gestão estratégica. Entende-se aqui gestão, como processos administrativos que influenciarão no controle, decisão e execução de qualquer trabalho ou tarefa. A gestão operacional resume-se ao controle das movimentações monetárias realizadas pela empresa. A entrada e saída de recursos. Sendo assim, todo o departamento financeiro das empresas pode ser dividido em células. O contas a pagar e o contas a receber, por exemplo, são partes do departamento financeiro.

Já a gestão estratégica é a junção de todas as informações levantadas pelas “células” com a finalidade de transformar dados em ação, ou seja, de analisar os números que a empresa apresenta com critérios voltados para o um desempenho desejado.

É fundamental o entendimento desta divisão da gestão financeira, uma vez que, uma empresa, por exemplo, pode ter todo o seu departamento financeiro bem estruturado, com as funções claras, mas, não conseguir reverter essa condição em estratégia.

As empresas não têm uma visão muito clara da importância do departamento financeiro para o sucesso da empresa.

A sincronia entre o setor de compras, comercial, contas a pagar e a receber e o controle da produção é de suma importância para o desenvolvimento e controle financeiro da empresa.

E para fazer a ligação sistêmica entre estes setores existem duas ferramentas: o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que a sintetização dos movimentos monetários realizados por uma empresa em um determinado período. É o registro de despesas e receitas.

Tratamos aqui do fluxo de caixa diário, de forma simples, pois existem várias maneiras de se aplicar o fluxo de caixa. Pode ser criado um fluxo de caixa somente para o setor de compras, por exemplo, chamamos de fluxo de caixa por atividade. Mas, para nosso trabalho falaremos sobre o fluxo de caixa global, ou seja, aquele que abrange todas as transações da empresa.

Parece simples, mais para construção do fluxo de caixa é preciso disciplina e metodologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com